Litoral PARANAGUÁ

Instabilidade climática aumenta incidência de gripes e problemas respiratórios

Por E Mais Notícias

15/08/2023 às 09:58:00 - Atualizado há

A previsão do tempo já deu a dica de como deve ser o restante da semana no Litoral do Paraná.

Em Paranaguá, por exemplo, a segunda-feira (14), começou nebulosa, fresquinha com temperaturas na casa dos 20ºC, no entanto, essa temperatura deve subir aos poucos nos próximos dias, podendo chegar a 23ºC na terça (15) e quarta-feira (16) e 28ºC na quinta (17) e sexta-feira (18). Em contrapartida, a semana ainda pode contar com reviravoltas, porque uma frente fria é esperada ainda para sexta-feira, o que pode deixar as temperaturas na casa dos 12ºC.

E para acompanhar tanta instabilidade climática haja saúde! A imunidade acaba ficando comprometida e aumenta a incidência de gripes, resfriados, dos problemas respiratórios e alergias como: asma, bronquite, sinusite, rinite e outros.

O médico otorrinolaringologista Denilson Antônio Cavazzani Szkudlarek, da Unimed Paranaguá, explica que o inverno já é conhecido pela intensificação das doenças respiratórias, ainda mais quando é atípico, repleto de alterações climáticas.

"No inverno, com a queda das temperaturas, o ar fica mais seco e as vias aéreas mais ressecadas consequentemente. Isso modifica nossas defesas, como o muco e anticorpos facilitando casos de doenças respiratórias. A transmissão também aumenta devido a maior permanência em ambientes fechados e com menor ventilação", destaca o doutor Denilson.

"Nessa época, doenças virais são mais frequentes, como gripes, resfriados e a própria Covid. Também existe piora das doenças respiratórias crônicas como asma e rinites. Tudo isso pode evoluir para outras infecções bacterianas como sinusites, otites ou mesmo pneumonias", acrescenta o médico.

Por isso, certos hábitos podem ajudar na proteção e fortalecimento das defesas do corpo, como a alimentação equilibrada, manter os locais arejados, com janelas abertas e estar com os exames de rotina em dia. Além disso, cumprir o calendário vacinal da gripe e da Covid é um grande passo no que do respeito à prevenção.

"Devemos cuidar da nossa saúde em geral, beber muito líquido, não fumar, manter os ambientes arejados e limpos e não se expor a poeira. Tratar as doenças crônicas se existentes. Vale lembrar que sintomas como febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, principalmente em crianças, idosos ou portadores de doenças crônicas requerem avaliação médica", finaliza o médico.

Colaboração Unimed Paranaguá

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo