Litoral PARANAGUÁ

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas faz a diferença em Paranaguá

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá (STIQFAPAR) era desejo antigo de um grupo de sindicalistas.

Por Da Redação

14/07/2023 às 09:46:33 - Atualizado há

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá (STIQFAPAR) era desejo antigo de um grupo de sindicalistas. Afinal, eles buscavam ter representatividade efetiva na região e por isso, lutaram para que houvesse o desmembramento do Sindicato de Curitiba.

Desde então, muitas mudanças significativas começaram a surgir, como explica o presidente Arildo do Nascimento.

“Antigamente não tínhamos representatividade em Paranaguá, por isso, foi instituído o Sindicato, para poder ouvir os trabalhadores e fazer com que eles possam estar representados perante às empresas. O Sindicato representa hoje todas as empresas na fabricação de fertilizantes, líquidos, inflamáveis, área farmacêutica e também as farmácias de manipulação”, destaca Arildo.

Valorizar a mão-de-obra local e buscar cursos que possam aumentar a demanda de trabalhadores disponíveis para o mercado de trabalho são algumas das principais lutas do Sindicato.

“O nosso objetivo é qualificar a mão-de-obra dos trabalhadores porque Paranaguá é um dos principais importadores de fertilizantes do país e os profissionais dessa área não recebem o devido reconhecimento. Antes do Sindicato se instalar na cidade não tínhamos nenhum curso de técnico em química e agora em parceria com o Senai tornamos isso realidade”, destaca o presidente.

No que depender do Sindicato outros cursos da área ainda devem chegar a Paranaguá. “Em breve, também desejamos trazer o curso técnico em agrícola, porque quando as empresas precisam desses profissionais buscam em outros lugares. Além do curso presencial em engenharia agrônoma e engenharia química. Queremos qualificar a mão-de-obra de Paranaguá e não de fora”, enfatiza ele.

Para o presidente, os profissionais da área precisam ser mais valorizados mediante a importância que têm para a economia da região.

“Em Paranaguá na área de fertilizantes são mais de 6.000 profissionais, por isso, já passou da hora dos governantes olharem pelos trabalhadores que movimentam o Porto de Paranaguá”, reforça Arildo.

Os profissionais que quiserem conhecer de perto o trabalho do Sindicato podem comparecer até a sua sede em Paranaguá.

“Nossa sede fica na Rua Faria Sobrinho, Centro Histórico, 177, em frente ao banco Bradesco. O contato também pode ser feito através do telefone: (41) 3721-6248 ou em nossas redes sociais”, explica Arildo.

“Precisamos lembrar sempre que o Sindicato, as empresas e os trabalhadores formam uma engrenagem que trabalha em conjunto”, completa o presidente.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo