Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Serra da Prata

Buscas por monomotor desaparecido no Paraná entram no terceiro dia; Governo diz que vai aumentar uso de drones para tentar localizar piloto e passageiros

Dois servidores estaduais estão entre os passageiros. Bombeiros vão retomar buscas terrestres nesta quarta (5).


Da esquerda para direita: Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim �- Foto: Reprodução

As buscas pelo monomotor desaparecido desde segunda-feira (3) na Serra da Prata, região próxima à Serra do Mar, no litoral do Paraná, entraram no terceiro dia. Segundo o Governo do Paraná, a procura é feita por cinco aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e a Casa Militar.

O monomotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal perto de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.


Na aeronave estão Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.


De acordo com o governo estadual, as buscas terrestres pelos desaparecidos duraram toda a terça-feira. Bombeiros percorreram a localização da Estrada da Limeira, na Serra da Prata, local do desaparecimento, e pontos próximos, mas nada foi encontrado.


Conforme o governo, moradores da região repassaram informações aos bombeiros, o que deve ajudar no planejamento de novas ações.


O que será feito no terceiro dia

Durante coletiva de imprensa, o comandante do Corpo de Bombeiros no litoral do estado, major Fabrício Frazatto dos Santos, antecipou quais trabalhos serão realizados nesta quarta-feira (5).


Segundo ele, será montado um Posto de Comando próximo à região do Limeira com utilização de "novo efetivo terrestre e mais drones para melhorar a visualização do local, que é de difícil acesso e de mata fechada".


As buscas aéreas vão continuar. As aeronaves que estão sendo usadas são: um avião do modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk, ambos da FAB, além de um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná e dois helicópteros com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).


Qual é o monomotor que está desaparecido?

O monomotor onde estão o piloto e os dois servidores estaduais é um Piper Arrow, modelo PA-28R-200.


Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave tinha permissão para voar, mas não havia permissão para operar como táxi aéreo.


Conforme o BPMOA, a aeronave não acionou durante o percurso o ELT (sinal de localização de emergência). O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná disse ter recebido solicitação, por volta das 14h de segunda-feira, sobre o desaparecimento de uma aeronave.

G1

monomotor desaparecido Serra da Prata Serra do Mar Governo do Paraná FAB Força Aérea Brasileira BPMOA Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas Casa Militar Umuarama Paranaguá Felipe Furquim Heitor Guilherme Genowei Junior Casa Civil Jonas Borges Julião Corpo de Bombeiros major

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!