Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Inelegibilidade

Zema compartilha frase do fascista Mussolini após Bolsonaro ficar inelegível


O governador Romeu Zema (Novo) publicou, no sábado (1º), uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini. A frase foi postada em uma foto tirada da tela de um computador e tem a assinatura do primeiro-ministro que tornou a Itália aliada da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

"Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo – BENITO MUSSOLINI", diz a frase compartilhada pelo governador mineiro.


Zema tem o hábito de publicar, diariamente, citações em suas redes sociais para dar "bom dia" aos seguidores.


A publicação foi feita sem contextualização e relação com as postagens anteriores e posteriores do governador. Ela acontece, porém, um dia após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030. Zema foi cabo eleitoral do ex-presidente nas eleições do ano passado e organizou o braço mineiro da campanha durante o segundo turno.


Mussolini foi o principal nome do Partido Nacional Fascista, que comandou a Itália entre 1922 e 1943. O líder de extrema-direita foi um dos aliados mais importantes do regime nazista alemão e, ao lado de Adolf Hitler e do Japão, formou o Eixo, derrotado na 2º Guerra Mundial.


COLECIONADOR

A assessoria de Romeu Zema explicou o motivo que o levou a publicar uma frase do ditador fascista Benito Mussolini em suas redes sociais. Em resposta ao site Poder 360, uma nota da assessoria afirma que ele é um "colecionador de frases", e que compartilha textos de "várias personalidades", afirmando que o compartilhamento não significa concordância com seu conteúdo.


A equipe disse que Zema é um "defensor das liberdades individuais, incluindo o direito de ir e vir e o acesso à propriedade privada, as eleições livres, condições possibilitadas apenas pela democracia".


Essa não é a primeira polêmica de Zema, que tenta surfar na onda conservadora bolsonarista, com discursos extremistas. Recentemente, em um evento com governadores do sudeste, o político pregou contra nordestinos e benefícios sociais.


Pela declaração foi acusado de xenofobia e racismo. Depois, em uma tentativa de minimizar os danos, disse ter sido interpretado erroneamente, repetindo, porém, a análise feita de que moradores do Nordeste trabalhariam menos porque preferem receber bolsas governamentais.

hora do povo

governador Romeu Zema Benito Mussolini Segunda Guerra Mundial Tribunal Superior Eleitoral TSE Jair Bolsonaro Partido Nacional Fascista xenofobia racismo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!