Litoral ANTONINA

Alerta: Casos de gripe aviária são confirmados no Litoral do Paraná

Por E Mais Notícias

26/06/2023 às 14:31:00 - Atualizado há

Em Antonina e Pontal do Paraná foram confirmados casos de gripe aviária. É o que aponta o resultado da análise laboratorial divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Nos dois municípios, a Influenza em aves foi identificada em um animal silvestre da espécie trinta-réis-real. Já um novo caso suspeito na Ilha do Mel em uma ave da mesma espécie está sendo investigado.

A notícia tem causado alerta nas autoridades de saúde que se reúnem nas próximas horas para elaborar estratégias de controle da doença.

O primeiro caso da infeção no Estado foi confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) no último sábado (24).

Segundo os órgãos de saúde, não há risco no consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio do consumo.

Gripe Aviária

A Gripe ou Influenza Aviária (IA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente.

A Influenza Aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos nervosos, digestórios e/ou respiratórios, tais como andar cambaleante; torcicolo; dificuldade respiratória e diarreia.

Como proceder

A primeira linha de defesa contra a influenza aviária é a detecção precoce e a notificação oportuna de suspeita da doença para permitir uma resposta rápida, a fim de evitar a disseminação. Os produtores e a população precisam ficar atentos aos sinais que as aves infectadas pelo vírus da gripe aviária apresentam.

Pelo risco de contágio, não se deve manipular aves silvestres mortas ou com sinais clínicos da doença. Todas as suspeitas de Influenza Aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Adapar, pessoalmente nas unidades locais ou no site www.adapar.pr.gov.br, por meio da plataforma e-Sisbravet.

Cuidados Necessários

Os donos de aviários devem reforçar os cuidados com o fechamento de todas as frestas para evitar que qualquer outro animal, incluindo as aves silvestres, possa ter contato com as comerciais. Também é importante não deixar ninguém estranho à produção chegar perto das aves e que aqueles que precisam desse contato utilizem roupas e sapatos específicos para a atividade. As regras aplicam-se também a produtores de ovos. É fundamental sempre lavar as mãos e trocar roupas e sapatos antes de acessar as granjas.

Transmissão aos Humanos

Com a descoberta dos novos casos, a pergunta mais frequente é se a doença pode ser transmitida aos seres humanos. Embora seja muito rara, essa transmissão é possível e nesses casos a taxa de mortalidade é alta: por volta de 52%.

Entre 2003 a abril de 2023, apenas 874 pessoas foram infectadas com H5N1 no mundo. Apesar disso, metade delas (458) morreu. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo