Entretenimento Intel

Upgrade em Intel Core: o salto de desempenho dos CPUs mais novos!

Os processadores Intel Core dominam o ranking da Pesquisa de Hardwares da Steam, com mais de dois terços dos computadores que fazem parte do ecossistema da Valve equipados com processadores Intel.

Por Da Redação

26/05/2023 às 21:07:19 - Atualizado há
NOVA BANCADA DE TESTES! Veja nossa atualização do PC de análises

Intel

NOVA BANCADA DE TESTES! Veja nossa atualização do PC de análises

Para nosso experimento vamos usar de referência os dados da Steam. Como eles não especificam os modelos mais populares de CPU, escolhemos pegar um processador que é referência entre os quad-cores, especialmente entre os mais antigos: o Intel Core i7-7700K. Ele tem clock base de 4.2GHz, até acima da especificação mais comum na pesquisa da Valve, e conta com quatro núcleos e oito threads.

Apesar de ser o topo de linha, o 7700K é um processador de 6 anos atrás. E isso faz uma diferença enorme se comparado aos processador atuais, e nada melhor que testes para mostrar essa diferença!

Para nossos testes vamos usar uma bancada de benchmarks equipada com uma GeForce RTX 4090 e rodamos os games em resolução HD. O objetivo é fazer com que os processadores ao máximo sejam os limitadores da performance.

Testes dos processadores em games

Já temos saltos impressionantes em games. Mas se você usa sua máquina para trabalhar, os saltos podem ser ainda maiores que esses até 153% de ganho nos games. Vamos dar uma olhada em alguns testes de performance em aplicações profissionais.

Testes dos processadores em aplicações

Explicando as mudanças…

Mas o que faz essa diferença tão absurda, que faz o produto topo de linha de alguns anos atrás ser atropelado até mesmo por produtos intermediários atuais? Há um conjunto de mudanças.

A primeira é a evolução na microarquitetura. Mesmo que a gente coloque apenas um núcleo de todos esses processadores para trabalhar no CineBENCH, veja como as diferenças já são evidentes

Mas outra grande mudança dos Intel Core, da oitava geração para frente, foi o aumento no número de núcleos. Isso se intensificou ainda mais após a 12ª geração Intel Core, codinome Alder Lake, que introduziu a combinação de núcleos de performance e núcleos de eficiência, disparando a contagem de núcleos e threads em boa parte dos processadores da família Core.

Mais núcleos aumentam a capacidade de fazer coisas ao mesmo tempo, e em games tem se tornado cada vez mais importante para dar conta de jogos mais complexos de forma estável.

Mesmo um processador intermediário atual já entrega mais performance que um topo de linha antigo

Com esses dois saltos, temos uma evolução que faz valer a pena o upgrade mesmo do processador topo de linha, e nem precisa ser um investimento alto, já que mesmo um produto intermediário do line-up atual de processadores já traz ganhos perceptíveis.

Espero que este artigo tenha tirado as dúvidas da galera de olho em uma atualização do seu sistema! Se está cogitando o upgrade de sua máquina, não deixe de conferir nossa seção de análise, onde temos nossas impressões com múltiplos produtos. E novamente agradecemos a Intel Brasil pelo convite para criar esse conteúdo.

Fonte: Adrenaline
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania