Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

'Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer', diz Lula sobre base no Congresso


Presidente discursou em evento no Ceará e anunciou ampliação de vagas no ensino integral. 'Tenho que conversar com quem gosta de mim e com quem não gosta', disse; na última semana, governo sofreu derrota na Câmara. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (12) que a base aliada do governo no Congresso é testada "a cada votação", e que "nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer".

"Tem gente que pergunta pra mim: 'Ô Lula, quantos deputados você tem na sua base?' Eu falo 513. Tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, do jeito que o governo quer", disse Lula.

"O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, mudar um artigo. E nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático", continuou.

O governo Lula vem enfrentando dificuldades para consolidar uma base no Congresso, considerada fundamental para aprovar pacotes econômicos e o orçamento dos próximos anos, por exemplo, além das promessas de campanha do petista.

Na última semana, por exemplo, o governo sofreu uma derrota na Câmara: o plenário aprovou um decreto legislativo que revoga parte da regulamentação feita por Lula, também em decreto, em temas do marco legal do saneamento básico. O tema ainda vai ser analisado pelo Senado.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!