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Teleconsultas em Curitiba são ampliadas para 18 a 50 anos

Em 15 dias, mais de 10,5 mil pessoas utilizaram os novos serviços de tele e videoconsulta da Central Saúde Já em Curitiba.

Por Da Redação

03/05/2023 às 12:14:17 - Atualizado há
Teleconsultas em Curitiba são ampliadas para 18 a 50 anos

Em 15 dias, mais de 10,5 mil pessoas utilizaram os novos serviços de tele e videoconsulta da Central Saúde Já em Curitiba.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram em média 704 atendimentos por dia. Das ligações recebidas, 2.476 foram classificadas como pouco urgente (verde) ou não urgente (azul) e 405 como urgente (amarelo).

Foram realizadas mais de 3,3 mil classificações de risco, 2,8 mil atendimentos médicos, 1,6 mil atendimentos por suspeita de covid, 832 agendamentos de vacina covid para bebês e 1,7 mil pedidos de informações e orientações.

Com a alta procura, a secretaria anunciou que a partir desta quinta-feira (4) o serviço estará disponível para pessoas de 18 a 50 anos de idade que estejam com queixas leves de saúde. Inicialmente, o serviço havia sido lançado para o público de 18 a 25 anos. Depois foi ampliado para pessoas de 26 a 40 anos. E, agora, foi estendido também para aqueles de 41 a 50 anos.

A Central Saúde Já Curitiba atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Para ter acesso ao atendimento virtual para queixas leves da Central Saúde Já Curitiba, o usuário precisa ser residente no município, ter de 18 a 50 anos, possuir cadastro definitivo e o Aplicativo Saúde Já Curitiba, validado com senha.

SAIBA AQUI como tornar o cadastro definitivo

Como funciona o serviço

Ao ligar para a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, o paciente deverá escolher para qual serviço está em busca de atendimento: suspeita de covid (tecle 1); outros sintomas/queixas agudas (2); agendamento de vacina (3); ou outras informações e orientações (4).

Ao escolher queixas agudas, a ligação será transferida para que um profissional de saúde faça a classificação de risco do caso, priorizando o atendimento de acordo com a gravidade do quadro.

Se necessário, o paciente será encaminhado para videoconsulta com médico da SMS, via aplicativo Saúde Já Curitiba. Com o app atualizado, com senha e cadastro definitivo, o usuário deverá clicar na aba "Central Saúde Já" e depois em "Realizar atendimento", quando será iniciada a consulta por vídeo.

O médico poderá prescrever medicamentos e a receita médica será enviada ao usuário pelo aplicativo. A retirada do medicamento poderá ser realizada diretamente na unidade de saúde, sem a necessidade de imprimir a receita. Caso a unidade de saúde esteja fechada, o usuário pode retirar a prescrição em uma UPA. Se a pessoa quiser adquirir o medicamento em uma farmácia privada, também é possível apresentar a receita com QR Code pelo APP.

Se for necessário a emissão de atestado médico ou declaração, o documento também será enviado pelo aplicativo.

Em situações que a equipe de saúde considerar necessário o atendimento presencial, o paciente será encaminhado para uma Unidade de Saúde ou UPA, conforme a gravidade do caso.

Classificação de risco

O enfermeiro é o responsável pela classificação de risco, seguindo o que é preconizado pelo Protocolo de Manchester, da mesma forma que acontece nas UPAs. O protocolo classifica por cores o grau de risco dos pacientes e o tempo para o atendimento: vermelho para emergência; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul, não urgente.

As queixas leves são classificadas nas cores verde, azul e amarela, perfil que deve ser atendido pela Central. Já as situações classificadas como laranja e vermelha são casos para atendimento presencial.

Informações: Leonardo Gomes.

Fonte: BandNews
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