Educação RevogaNEM

Atos tomam o país e ministro responde com promessa de recomposição do FNE, mas não fala em Revogação

Em Curitiba, centenas de estudantes ocuparam as ruas para exigir a revogação do Novo Ensino Médio

Por APP Sindicato

17/03/2023 às 14:55:07 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A aula foi na rua nesta quarta-feira (15). Milhares de jovens e educadores(as) protagonizaram atos em todo o país em defesa da revogação do Novo Ensino Médio.

Em Curitiba, a APP-Sindicato participou de um ato organizado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na Praça Santos Andrade. A mobilização reuniu centenas em defesa da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio.


A movimentação nacional levou o ministro Camilo Santana, do MEC, a se manifestar. Por meio do Twitter, Camilo disse que aposta "no diálogo para reavaliação do Novo Ensino Médio" para justificar a abertura de consulta pública, criticada por especialistas e pela CNTE.


Em contrapartida, Camilo anunciou que o MEC irá recompor o Fórum Nacional de Educação (FNE), reintegrando entidades e movimentos populares ao debate. A promessa responde à demanda da CNTE e outras entidades.


Em nota publicada na última semana, a APP defendeu o estabelecimento do FNE para a formulação de novas propostas, com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum como espaço de participação democrática no debate dos rumos da Educação.


O modelo implantado sem participação social prejudica a formação integral do estudante, reduzindo a carga horária de disciplinas essenciais como, sociologia, filosofia, ciências, história e geografia, afetando a formação dos jovens e sobrecarregando professores(as).


O Novo Ensino Médio também abre brechas para aulas à distância, a terceirização do ensino de componentes curriculares e o desvio de recursos públicos para a iniciativa privada, além da contratação de profissionais sem a devida formação.


A APP continuará na luta pela revogação do NEM e defende um Ensino Médio com a cara da escola pública: plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos(as).

Fonte: APP Sindicato
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo