SaĂșde

Projeto obriga a gravação de procedimentos em que o paciente receba anestesia

Por Agência Câmara

17/03/2023 às 07:01:22 - Atualizado hĂĄ
Delegado Marcelo Freitas, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 602/23 torna obrigatória a gravação de procedimentos em que o paciente receba anestesia ou sedativos, com perda total ou parcial de consciĂȘncia, em hospitais pĂșblicos ou privados.

Em anĂĄlise na CÃÂąmara dos Deputados a proposta altera a Lei nÂÂș 8.080/90, que trata da organização dos serviços de saĂșde.

Segundo o autor, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), o projeto foi motivado pela prisão em flagrante de médico que estuprou paciente durante o parto, em hospital do Rio de Janeiro, noticiada em julho de 2022. "Os fatos ganharam repercussão em todo o paĂ­s, escancarando a vulnerabilidade de pacientes submetidos a procedimentos com sedação ou anestesia", frisou o parlamentar.

Neste caso, a prisão somente foi possĂ­vel em razão da filmagem, por celular, feita pelos demais profissionais de saĂșde do hospital.

O projeto determina que a gravação seja protegida por sigilo, e que seu acesso seja concedido somente mediante ordem judicial; requisição da polĂ­cia ou do Ministério PĂșblico; autorização do paciente; ou a pedido do profissional de saĂșde para o exercĂ­cio do direito de defesa.

Tramitação
A proposta ainda serĂĄ despachada para as comissões da Casa.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo