Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Lula convida Lira e Pacheco para viagem à China


Presidente quer viajar com uma comitiva ampla de deputados, senadores e ministros. Pacheco aceitou o convite, enquanto Lira ainda não deu resposta. Lula e Xi Jinping

AP e Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para integrarem a comitiva que viajará à China no final de março.

O blog apurou que Pacheco foi convidado diretamente por Lula na semana passada, por telefone, e aceitou o convite. Como será uma viagem longa, o presidente do Senado pode reavaliar a decisão dependendo de como estiver a agenda da Casa.

Já Lira foi convidado por Lula na noite de quinta-feira (9), durante um jantar entre os dois na casa do ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta. O presidente da Câmara ainda não decidiu se viaja com Lula.

Lula quer viajar com uma comitiva ampla de deputados, senadores e ministros, como Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente). Também deve estar acompanhando por um grupo de cerca de 100 empresários. A ex-presidente Dilma Rousseff, que deve comandar o Banco dos Brics, também vai estar no grupo.

O presidente deve ficar pelo menos três dias cheios na China, passando por Pequim, no dia 28, onde se encontra com o presidente Xi Jinping, e Xangai, no dia 30, onde se reúne com empresários. Vai ser o primeiro encontro bilateral de Xi Jinping depois que ele foi reconduzido à presidência da China.

O tamanho da comitiva e o tempo de duração da viagem contrasta com o encontro de Lula com Joe Biden. Em fevereiro, Lula viajou aos Estados Unidos com uma equipe bem mais enxuta e teve apenas um dia de compromissos em Washington.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!