Entretenimento

Novas histórias, relançamentos, continuações. Confira as novidades que serão lançadas em fevereiro 

Por Diário de Curitiba

11/02/2023 às 22:21:11 - Atualizado há

Romance, drama, suspense, continuações, distopias estão entre os títulos anunciados pala editora Intrínseca para lançarem durante o mês de fevereiro. Confira a lista a seguir.

Sarah Pearse traz a protagonista que conquistou fãs de O sanatório em O retiro, seu novo thriller ambientado em uma ilha paradisíaca conhecida como Pedra da Morte. Localizada na costa da Inglaterra, a ilha parece o lugar ideal para descansar se não fosse pelo seu passado sombrio: a região já fora cenário de terríveis crimes cometidos por um serial killer.

Apesar que isso não seja suficiente para afastar aqueles turistas que são fascinados pelo mistério, é justamente nesse contexto que chega uma nova leva de hóspedes, incluindo duas irmãs e uma prima que parecem ter problemas e ressentimentos antigos entre si. A paz naquele paraíso é logo interrompida quando uma mulher é encontrada morta na propriedade. De início, tudo indica se tratar de um acidente, mas a detetive Elin não consegue deixar de sentir que algo está errado e que o ocorrido pode ser a primeira peça de um enigma muito maior e, qunto mais tempo ela permanece na ilha, mais segredos ela descobre. E, quando outra pessoa morre em circunstâncias incomuns, a detetive suspeita de que os boatos que rondam a ilha podem ser verdadeiros. Em meio ao esforço para evitar que o passado se repita, a detetive percebe que todos estão em perigo e que cada dia pode trazer notícias cada vez mais trágicas.



Data de lançamento: 1º de fevereiro

Na sequência, o titulo de romance, Contato de Emergência, de Mary H. K. Choi, volta para as livrarias em um novo formato. Nesta história, vamos conhecer a história de dois jovens que não se conhecem começam a trocar mensagens de texto e constroem uma relação que mudará suas vidas para sempre.

Penny tem dezoito anos e acabou de ir para universidade. Longe da mãe e do namorado , a jovem poderá se dedicar ao sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido. Já Sam está perdido na vida. Aos vinte e um anos, seus poucos dólares na conta, a mãe alcoólatra e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Tudo o que lhe resta é fazer os doces para o café onde trabalha, concluir sua faculdade a distância e tentar não surtar. Por um acaso do destino, os dois se esbarram em uma situação delicada e passam a trocar mensagens de texto inofensivas. Mas o que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante da vida deles.

Data de lançamento: 7 de fevereiro

FOTO: Divulgação

Em A jornada da humanidade, Oded Galor oferece um ponto de vista inovador sobre a relação entre o progresso humano e o desenvolvimento econômico.

Quais são as chaves para o progresso humano? Por que os padrões de vida são tão desiguais no mundo? De que forma todos os seres humanos podem prosperar e sobreviver? As respostas para esses questionamentos estão contidos nesta obra, em que o autor é um dos economistas mais respeitados da atualidade e que em 2022 foi listado como um dos possíveis candidatos ao prêmio Nobel pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine. Por milhares de anos, a evolução da humanidade seguiu o mesmo padrão: a prosperidade avançava segundo os progressos tecnológicos como o domínio do fogo e invenções como a roda ou a bússola. No entanto, após pouco tempo, as condições de vida retornavam ao ponto de partida. Só durante a Revolução Industrial, com a redução da mão de obra infantil, o investimento em educação e o decréscimo na taxa de fecundidade, houve um enriquecimento geral da população. Ao pesquisar esse processo, o autor criou a teoria do crescimento, que explora a interação dinâmica entre a evolução humana e o desenvolvimento econômico. Hoje, a humanidade se encontra em uma nova encruzilhada: o progresso e o meio ambiente parecem ter entrado em rota de colisão. Mas Galor está otimista. Pioneiro na análise do impacto da evolução humana e sua adaptação, ele prevê um futuro bem mais positivo do que é comumente esperado. A jornada da humanidade é um livro de verdades urgentes, cuja relevância perdurará no tempo. Com sua escrita ágil e concisa, Galor nos oferece lições profundas sobre os avanços da humanidade e reforça que a igualdade de gênero, o investimento em educação e o equilíbrio da diversidade com coesão social são as chaves não só para a prosperidade de nossa espécie, como também para sua sobrevivência.

Data de lançamento: 13 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em A República do Dragão, aguardada sequência de A Guerra da Papoula, de R.F. Kuang, Rin precisa lidar com as consequências de seus atos enquanto planeja uma vingança brutal.

No segundo volume da série a vitória na Terceira Guerra da Papoula foi garantida e o inimigo derrotado. Porém, no Império Nikara, a paz é apenas uma ilusão. As províncias estão afundadas em miséria e destruição, prontas para retomar antigas rivalidades em conflitos locais por poder. A nação pode ruir a qualquer momento, e a esperança de salvá-la reside, mais uma vez, em Rin, aquela que salvou o Império, cometeu atrocidades inimagináveis e usou seus poderes xamânicos para varrer a Federação de Mugen do mapa. Agora, a jovem guerreira se vê atormentada pelos gritos de suas vítimas, que não a deixam dormir. Para aliviar a culpa sufocante que sente e deter o fogo e a fúria da Fênix dentro de si, ela se entrega ao vício em ópio, ao mesmo tempo que se recusa a morrer antes de se vingar da Imperatriz, a mulher que traiu a nação.

Data de lançamento: 15 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Já na obra de Michael Pollan, autor do best-seller Como mudar sua mente, oferece, em Sob efeito de plantas, uma nova abordagem sobre o modo como pensamos as substâncias psicoativas.

Não é novidade que as plantas são utilizadas para inúmeros fins como alimentação, cosmética, remédios, fragrâncias, sabor, entre outros, mas, certamente, o uso mais curioso que fazemos delas é para alterar nosso estado de consciência, seja para estimular ou acalmar, provocar ou alterar as características de nosso cérebro. Mas o que será que faz uma substância ser considerada uma "droga"? Por que algumas são ilegais e outras são socialmente aceitas? O livro Sob efeito de plantas é um retrato das necessidades e aspirações humanas mais fundamentais, das maquinações de nosso cérebro e de nossa relação com o mundo natural.

Data de lançamento: 17 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Celeste Ng, autora do livro Pequenos incêndios por toda parte, lança Os corações perdidos, uma distopia sobre racismo e xenofobia. Esta obra apresenta uma sociedade distópica onde asiáticos-americanos são vistos com desprezo e desconfiança por seus vizinhos e pelo governo. Além disso, é uma história atemporal sobre as injustiças para as quais a sociedade escolhe fechar os olhos, o poder da arte na luta contra o sistema, as lições e o legado que passamos para os nossos filhos e como podemos manter nosso coração intacto em um mundo despedaçado.

Data de lançamento: 23 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de apresentar aos leitores o chocante mundo das cirurgias no século XIX em Medicina dos horrores, Lindsey Fitzharris conta em seu novo livro a fascinante história real de um médico pioneiro, que, com coragem e criatividade, mudou para sempre os rumos da cirurgia plástica.

No início da Primeira Guerra Mundial a tecnologia militar da Europa havia superado suas capacidades médicas. Corpos eram desmembrados, retalhados e envenenados em tal velocidade que os hospitais não davam conta e os sobreviventes ficarem espalhados pelo chão à espera de socorro. Mas, graças aos esforços do médico Harold Gillies, homens com mandíbulas destruídas, narizes retalhados, bochechas arrebentadas e outras lesões assustadoras recuperaram a própria identidade. Com muita habilidade narrativa e uma pesquisa rigorosa, a premiada autora é capaz de transportar o leitor para a Primeira Guerra, trazendo detalhes sobre os ferimentos dos soldados e os tratamentos de Harold Gillies. O restaurador de rostos conta a incrível história desse homem e dos indivíduos que ganharam uma nova chance sob seus cuidados.

Data da lançamento: 27 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO


Organizado por José Augusto Fernandes, A arte da política econômica será lançado pelo selo História Real exclusivamente em e-book, com textos de grandes economistas sobre os bastidores da política econômica nacional. Com o fim da ditadura militar, um grupo de jovens economistas formado nas melhores universidades do Brasil e do exterior assumiu um papel de protagonismo na formulação das políticas públicas no mais alto nível do Estado brasileiro. Inicialmente, o foco desses estudiosos da nossa realidade (entre eles, Edmar Bacha, Pedro Malan, Pérsio Arida e Gustavo Franco) foi o combate à hiperinflação.

Com a estabilização da moeda, sucessivas gerações de talentosos economistas (como Marcos Lisboa, Bernardo Appy, Ana Carla Abrão e Paulo Tafner) se voltaram também ao aumento da produtividade dos setores público e privado, à modernização e ao combate à desigualdade, entre outros temas vitais para a realização do sonho de uma nação mais justa, próspera e dinâmica. A Arte da política econômica é o relato pessoal e original de trinta desses brasileiros que ajudaram a formular algumas das políticas públicas mais impactantes da nossa história moderna.

Nesta obra organizada por José Augusto C. Fernandes, os textos reunidos são versões editadas e ajustadas dos depoimentos dados ao podcast A arte da política econômica, uma iniciativa do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Alguns autores incluíram novos trechos e Pedro Malan escreveu um posfácio original. No prefácio, Edmar Bacha, um dos idealizadores, atesta os imensos desafios que os participantes do projeto enfrentaram em suas trajetórias profissionais no serviço público: "Num governo democrático não basta ser modesto e competente.

Data de lançamento: 28 de fevereiro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo