Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura

História Hoje: há 45 anos, turnê nos EUA marcava fim do Sex Pistols


Notícias Ao Minuto

A primeira passagem dos Sex Pistols pelos Estados Unidos também marcou o fim da banda. Em 5 de janeiro de 1978, o grupo britânico de punk rock deu início a uma viagem de 12 dias pelo território norte-americano. A imprensa considerou a turnê como um verdadeiro fracasso com um baixista que não se lembrava das músicas e um vocalista quase com falha na voz.

A Sex Pistols nasceu em Londres em 1975, com o vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock na formação original. Considerados os pioneiros do punk rock no Reino Unido, eram provocativos.

Em 1977, no mesmo ano do Jubileu de prata da Rainha Elizabeth II, lançaram o single God Save The Queen. Apesar do título homônimo ao hino britânico, que em português quer dizer Deus salve a rainha, a música era uma crítica à monarquia britânica e gerou mal-estar com a coroa.

No ano seguinte, os Sex Pistols foram tocar na América pela primeira vez. Na época, o então baixista Sid Vicious sofria com o uso abusivo de drogas e a relação entre os integrantes era pouco amistosa. Em 14 de janeiro, os Sex Pistols fizeram seu último show em São Francisco, no California"s Winterland Ballroom.

A passagem pelos Estados Unidos, considerada desastrosa, colocou um ponto final na banda. Depois do rompimento, os integrantes voltaram a se reunir em 1996. Na época, em uma coletiva de imprensa, o cantor Johnny Rotten disse que ainda se odiavam furiosamente, mas que encontraram um motivo comum para se reunir: o dinheiro.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Notícias Ao Minuto

Cultura

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!