Política Paraná

Ratinho Junior anuncia Ricardo Barros como secretário e confirma nomes à frente da Saúde e da Educação; veja detalhes

Secretários serão nomeados após a posse do governador, marcada para 1º de janeiro na Assembleia Legislativa do Paraná. Ratinho Junior anuncia cinco novos secretários estaduais

Por G1

23/12/2022 às 15:20:24 - Atualizado há
Divulgação/AEN

O governador Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (23) outros cinco nomes de secretários para o mandado 2023-2026.

Entre eles estão Ricardo Barros (PP), atual deputado federal e líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, e os gestores que vão estar à frente da Saúde e da Educação no estado.

Como antecipado em apuração do g1, Roni Miranda assume a Secretaria da Educação. Para o novo mandato, a pasta deixa de atender também a área do esporte. Veja os outros nomes:

Beto Preto na Saúde;

Ricardo Barros na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços;

Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência;

Leticia Ferreira da Silva na Procuradoria-Geral do Estado.

Beto Preto (PSD) foi eleito e Barros reeleito deputado federal nas eleições deste ano. Por isso, se forem nomeados aos cargos, eles deixam o cargo na Câmara dos Deputados para os respectivos suplentes.

No caso do PSD, o primeiro suplente é Rodrigo Estacho. Já no PP, o nome a assumir como suplente em Brasília é o de Marco Brasil.

Nesta sexta, Ratinho Junior também confirmou o deputado estadual eleito Hussein Bakri como líder do Governo na Assembleia Legislativa (Alep) na próxima gestão.

Anúncios anteriores

Na quinta (22), o governador também havia anunciado cinco nomes, com Eduardo Pimentel na Secretaria das Cidades, Luciana Casagrande Pereira na Secretaria da Cultura, Helio Wirbiski na Secretaria do Esporte, Marcelo Rangel na Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital e o Tenente-coronel Sérgio Vieira Benício na Casa Militar.

Um dia antes, Ratinho Junior confirmou para a Secretaria Segurança Pública do Estado o coronel Hudson Leôncio Teixeira. Até então ele era comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR).

Também foi confirmado o nome do novo comandante-geral da PM-PR, coronel Sérgio Almir Teixeira, e a continuidade do delegado Silvio Jacob Rockembach no comando da Polícia Civil do Paraná.

Além disso, Ratinho Junior confirmou via decreto o coronel Manoel Vasco Figueiredo à frente do Corpo de Bombeiros e o coronel Gelson Jahnke para sub-comandante-geral.

Quem são os novos secretários

Beto Preto

Natural de Londrina, Beto Preto é médico e atual secretário estadual de Saúde. Neste ano, fora do cargo por alguns meses, foi eleito deputado federal pelo Paraná.

O secretário ganhou destaque por conta do trabalho à frente da Sesa durante a pandemia do novo coronavírus.

Especialista em medicina nuclear, Beto Preto já foi prefeito de Apucarana, diretor-geral da Ouvidoria Nacional do SUS, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná e vice-presidente para a Saúde Pública na Frente Nacional dos Prefeitos.

Ricardo Barros

Ricardo Barros é deputado federal e líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Engenheiro civil com especialização em políticas públicas, já esteve à frente da mesma pasta em 2014.

Ele também foi ministro da Saúde, prefeito de Maringá e presidiu comissões na Congresso.

Neste ano, Barros foi reeleito para o sétimo mandato na Câmara dos Deputados.

Roni Miranda

O nome de Roni Miranda foi antecipado pelo g1 como sucessor de Renato Feder. Atualmente, o paranaense de Foz do Iguaçu é diretor de educação da secretaria.

Ele também é professor de história da rede estadual de ensino.

Leticia Ferreira da Silva

Leticia foi indicada procuradora-geral na primeira gestão de Ratinho Junior e deve seguir à frente da PGE no segundo mandato. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é procuradora de carreira e foi integrante do Conselho Superior da PGE.

Ela também coordenou o Grupo Estratégico de Recuperação de Ativos no órgão, ocupou a chefia da Coordenadoria de Assuntos Fiscais e atuou na área de projetos e coordenação da recuperação de créditos inscritos em dívida ativa.

Elisandro Pires Frigo

Elisandro vai seguir como secretario da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, cargo que já exerce no atual mandato. Ele é formado em engenharia, com doutorado em Agronomia.

Frigo também foi diretor-geral da Seap, diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania