Litoral impacto

Cancelamentos e menos gente nos finais de semana; praias sentem impacto que vem das estradas

Por Nosso Dia

22/12/2022 às 12:11:12 - Atualizado há

O que era para ser uma das melhores temporadas de Verão da história, por uma pandemia de covid-19 mais controlada e diversos eventos programados, pode ser frustrante para o setor de comércio e turismo das praias do Paraná. Ainda há uma esperança que a realidade mude, mas os bloqueios nas estradas que ligam ao Litoral já causam o cancelamento de hospedagens e aluguéis, com menos gente visitando as cidades nos últimos finais de semana. A viagem que levava uma hora e meia chega a até cinco horas pela BR-277, dependendo da fila na rodovia.

Praias do Paraná já são impactadas pelo bloqueio nas estradas (Foto: AEN)


Em Pontal do Paraná, onde ficam Balneários como Pontal do Sul, Ipanema, Praia de Leste e Shangrilá, a visão da Prefeitura da cidade é de que a temporada, que seria de recuperação econômica, pode ser de dificuldades. A dependência de momento é total da condição climática, o que deixa a administração pública de mãos atadas.

"A gente está dependendo da situação das estradas. Nas conversas com os empresários de turismo, o que temos hoje são cancelamentos de reservas. Ainda acreditamos em uma boa temporada, não tão boa quanto era a expectativa, sempre dependendo das condições climáticas", disse em entrevista ao Portal Nosso Dia o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle.

Segundo o secretário, neste momento ainda não é possível afirmar que há um número menor de pessoas do que o esperado na temporada nas praias, porque o movimento começa com tudo a partir de 26 de dezembro. "Ainda é prematuro fazer avaliação se está abaixo, porque o movimento se intensifica a partir do dia 26. Por enquanto, movimento normal para a época, salvo cancelamento de pousadas, locação de casas e ausência de gente nos finais da semana", salientou.

Com agenda de shows e investimentos em obras na orla marítima, agora a torcida da Prefeitura de Pontal do Paraná é para que pare de chover. "Tem que ter muita responsabilidade neste momento. Nossa expectativa é que a situação melhore e chova menos, porque vamos ter uma série de shows aqui. A gente torce muito para que as chuvas sejam amenizadas e os turistas venham curtir o Litoral", concluiu.

Vista área de Pontal do Paraná (Foto: Divulgação Pontal do Paraná)

Pior que o ano passado

O Portal Nosso Dia também conversou com Ercio Luiz Weschenfelder, presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná. Em tom de desabafo, afirmou que a situação é inconcebível e confirmou inúmeros cancelamentos de reservas para aluguel e hospedagem no município.

"Na nossa visão o caos está instalado desde outubro. É inconcebível que, depois do primeiro deslizamento, não se tenha tomado nenhuma atitude. Estamos na porta da temporada, alguns estão desistindo das locações e estamos em uma situação preocupante. A temporada de Verão já começou e vamos ser impactados negativamente, não temos duvidas disso. Deve ser pior que a do ano passado", afirmou.

A visão pessimista do presidente da Associação se dá justamente pela perspectiva de que o Verão 2023 fosse um dos melhores da história. "O comércio está refazendo as expectativas e no sentido negativo. Nos últimos dois anos fomos impactados pela pandemia e agora, por incompetência, seremos novamente prejudicados", falou.

Ele ainda compartilhou uma experiência negativa que teve na BR-277 nesta semana, quando levou cinco horas para ir até Curitiba. "As pessoas têm medo de descer, estão cancelando reservas e tudo mais. O comércio que se preparou, com estoque, não sabe como resolver a situação depois da temporada. Eu levei cinco horas na estrada para ir a Curitiba. É inconcebível", concluiu.

Matinhos

A mesma situação de preocupação se dá em Matinhos, cidade vizinha a Pontal do Paraná. A temporada que prometia, agora está sob dúvidas. "A gente ainda não tem números, mas já percebemos uma queda no movimento de turistas e de pessoas na cidade. Nestes primeiro 20 dias de dezembro, tivemos uma diminuição em torno de 10% no movimento na comparação com outros anos, ainda não sendo um número oficial. O que observamos é um aumento também nos cancelamentos", disse ao Portal Nosso Dia o presidente da Associação Comercial de Matinhos, Adriano Menine.

Obras da engorda da orla da praia de Matinhos, Paraná (Foto: AEN)


O presidente lembrou ainda da revitalização da orla de Matinhos, que veio para ser um diferencial deste verão. "É maior obra da América Latina e tivemos um bom movimento em novembro. Ainda temos uma expectativa pela resolução dos acessos. Nós estamos dependendo das estradas, os comércios estão prontos e aguardando os turistas. Ficamos nessa dependência das obras e de uma trégua nas chuvas. O que reforçamos aos turistas é que venham ao litoral, preparado com um lanchinho no carro, porque estamos prontos para recebê-los", concluiu.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo