Educação Departamento de Matemática

Alunos de curso de treinamento em Matemática Olímpica da UFPR são premiados em olimpíadas regionais e nacionais

Por Por Assessoria de Comunicação do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR

07/12/2022 às 16:32:31 - Atualizado há

Mantido pelo Departamento de Matemática da UFPR, o POTI/TOPMAT oferece aulas preparatórias para alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Curitiba e região metropolitana interessados em participar de competições da área.

Alunos do Nível 1 em uma aula interativa do POTI/TOPMAT

As aulas acontecem nos sábados pela manhã e são ministradas por cerca de 30 professores, a maioria deles alunos de graduação e pós-graduação em Matemática da UFPR. Os alunos também participam de atividades especiais, como a Maratona Matemática, que acontece uma vez por ano.

Registro do primeiro dia de aula de 2022 para os alunos do Nível 2

O projeto é dividido em três níveis, de acordo com a faixa escolar dos alunos, acompanhando o critério da maior parte das competições: o nível 1 é para estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental; o nível 2, para oitavos e nonos anos, e o nível 3 é voltado para alunos do Ensino Médio.

Resultados

Na Competição Jacob Palis Júnior de Matemática, realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com a participação de alunos de todo o Brasil, diversos alunos do programa POTI/TOPMAT receberam premiações e foram indicados para a Olimpíada Brasileira de Matemática, que tem caráter nacional e classificatório para as olimpíadas internacionais. Somando os três níveis, foram três medalhas de prata, cinco de bronze e duas menções honrosas.

Na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), alunos do POTI/TOPMAT conquistaram seis medalhas de ouro, catorze medalhas de prata, onze medalhas de bronze e uma menção honrosa. Os primeiros lugares gerais nos níveis 1 e 2 da OPRM são alunos do POTI/TOPMAT. Esses alunos, assim como os demais medalhistas de ouro, foram indicados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Equipe de professores do Nível 1 do POTI/TOPMAT

Além disso, diversos estudantes do projeto foram classificados para as segundas fases do Torneio Meninas na Matemática.

O coordenador do Nível 2 e professor de Álgebra no projeto, Dyckson Ternoski, afirma que é gratificante ver o esforço dos alunos sendo recompensado. "Eles estudaram muito ao longo do ano, realizando centenas de exercícios olímpicos, tarefas de casa semanais e também simulados objetivos e discursivos no POTI/TOPMAT, tudo com o objetivo de prepará-los para as Olimpíadas. E agora, ao fim do ano, temos o privilégio de ver que a dedicação de nossos estudantes foi recompensada", afirma Ternoski, que é aluno do curso de graduação em Matemática da UFPR.

Em 2023, as inscrições para o projeto POTI/TOPMAT serão abertas no início de fevereiro. Podem se inscrever alunos de escolas públicas e particulares de Curitiba e região metropolitana. Mais informações sobre como participar serão divulgadas em janeiro, no site do projeto: http://poti.ufpr.br/.


Fonte: UFPR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo