Litoral Destaque

Morretes está debaixo d"água

Por Da Redação

29/11/2022 às 19:39:14 - Atualizado há

Assim como Guaraqueçaba-PR e Guaratuba-PR, que sofrem com as enchentes causadas pelas chuvas intensas dos últimos dias, Morretes-PR vive um novo alagamento. O Rio Nhundiaquara, que corta a cidade, transbordou nesta segunda-feira (28) atingindo em cheio o centro da cidadezinha histórica. O fato, porém, não é novidade por lá.

De sábado (26) até hoje, por volta de 10h30, choveu 185mm no município, marca bem superior ao esperado todo o mês de novembro. O dia hoje amanheceu com a cidade debaixo d"água nas regiões central e rural também. Moradores fotografaram e filmaram o avanço da água para dentro das casas.

 

O comércio foi alagado, carros estragaram pelas ruas e tiveram de ser abandonados. No lugar deles, canoas estão sendo utilizadas para o deslocamento dentro da cidade. Ainda não há informações oficiais sobre desabrigados e desalojados no município, sequer sobre vítimas.

Além do Rio Nhundiaquara, Morretes é cortada por dezenas de outros menores que também transbordaram. Isso ocorre pela chuva intensa que acontece na serra, onde eles nascem, e que desce com força até chegar ao município.

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, as próximas 24h ainda serão de chuva em todo litoral do Paraná. “Ela será alternada com momentos de precipitação mais intensa, pelo transporte de umidade do mar em direção ao continente, associada ao vórtice ciclônico que se encontra sob o continente. A chuva tende a persistir até a sexta-feira (02/12), porém com menor intensidade”. Ele já alertou que a partir do dia 06 de dezembro a região deverá ter um novo episódio de chuva forte, mas não igual a este.

O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, lançou hoje cedo mais um balanço das chuvas no litoral paranaense. De sábado até hoje pela manhã, nas cidades onde o órgão possui estações, a situação está da seguinte forma:

• Guaratuba 311mm
• Guaraqueçaba 306mm
• Antonina 265mm
• Morretes 185mm
• Paranaguá 145mm

SE CHOVE NA SERRA, A CIDADE SOFRE

Quem mora em Morretes já está ou deveria estar acostumado – mesmo o quão duro isso seja – com está situação de alagamento. Historicamente a cidade é atingida por eles.

O fato é: se chove na serra, a cidade padece. Principalmente se for em grandes proporções. As chamadas “trombas d"agua”, por exemplo, são bastante frequentes por lá. O fenômeno é causado quando os rios ganham uma “onda intensa” inesperada, decorrente de alguma chuva que caiu na serra e, por vezes, nem foi sentida na cidade. E que pega a todos se surpresa.

Avisos sobre elas são possíveis de ser analisados. Um deles é avistar a água de um dos rios mais turva e cheia de galhos. Este é um sinal de que a onda pode estar chegando minutos depois

Prova de que a cidade sempre recebe as enchentes, são que muitas casas foram construídas suspensas, sob estruturas com um metro ou mais, para evitar perder para a água.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo