Polícia Policial

Polícia Federal de Guaíra deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas

Por GMC Online

04/11/2022 às 09:29:14 - Atualizado há
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá


Vinte e nove mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra foram cumpridos nas cidades de Guaíra, Terra Roxa e Xambrê, no Paraná, e em São Paulo, Barueri, Itupeva e Jundiaí no estado de São Paulo. Ao todo, foram 18 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva.

A Operação Overlord foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 4, para desarticular organização criminosa que atuava com tráfico internacional de entorpecentes. A droga era transportada de Guaíra e tinha como destino a cidade de São Paulo. Cerca de 100 policiais federais foram mobilizados, com apoio do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil.

Durante um ano de investigação, a Polícia Federal fez três prisões em flagrantes e apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha. Segundo a PF, os criminosos usavam empresas de transporte de fachada, cujos sócios eram laranjas conscientes do esquema. Durante o transporte de mercadorias lícitas, as drogas eram carregadas em fundos falsos instalados nos caminhões.

O delegado da PF de Guaíra, responsável pela investigação, Pedro Henrique Turin de Oliveira, fala da operação.

"Os mandados foram cumpridos em diversas cidades do Paraná e no estado de São Paulo. A investigação durou aproximadamente um ano, e durante esse período foi possível vincular três flagrantes de tráfico de drogas à atuação dessa organização. No total, foram apreendidas mais de uma tonelada de cocaína e mais de uma tonelada de maconha. Para transporte da droga, eram usados caminhões com fundos falsos, instalados em locais diversos, a título de exemplo, em uma das apreensões, 500kg de cocaína foram acondicionados no teto do baú de um caminhão frigorífico carregado com carne bovina", informa o responsável.

A PF também fez o sequestro de bens e imóveis ligados a 19 investigados e bloqueou contas bancárias e 45 veículos. Os envolvidos devem responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. As penas, somadas, passam de 33 anos de prisão.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo