Geral Newsletter

Campanha de Ciro Gomes aciona TSE contra candidato a deputado e perfil do Twitter por filtro de apoio a Lula

Por Da Redação

17/09/2022 às 17:41:23 - Atualizado há

A campanha de Ciro Gomes (PDT) entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o advogado e candidato a deputado federal Augusto de Arruda Botelho (PSB) e contra o perfil no Twitter @jairmearrependi por manifestarem apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um filtro nas redes sociais semelhante à campanha do pedetista.

De acordo com o processo, o PDT alega que os dois utilizaram um filtro nas redes sociais chamado “Prefiro Lula” que seria uma cópia do filtro “Prefiro Ciro”, usado na campanha do pedetista.

Segundo o partido, o uso de um filtro com a mesma identidade visual estaria causaria “confusões na mente do eleitorado brasileiro”.

“A partir do uso da expressão "Prefiro" e a utilização das mesmas cores da respectiva propaganda eleitoral utilizada pelo Senhor Ciro Gomes, denota-se a similitude criando, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais capazes de confundir o eleitorado brasileiro”, dizem os advogados Walber Agra e Ezikelly Barros, da campanha de Ciro Gomes.

De acordo com os advogados, o uso de identidade visual semelhante cria a percepção no eleitorado de que Ciro apoia Lula. “Isso leva o eleitor a grave erro, pois não há nenhum movimento na campanha do Ciro para o apoio ao candidato Lula. A Fake News reside justamente nisso, o de levar uma mensagem de apoio quando essa mensagem não existe”.

Em seu perfil nas redes sociais, Augusto de Arruda Botelho diz que “é impressionante pensar que num país em que 33 milhões de pessoas passam fome, algumas candidaturas coloquem seu foco e seu trabalho em atacar outras dessa forma”.

“Nós estamos na eleição mais importante desde a redemocratização do Brasil e só existem dois lados: um representa a democracia. O outro representa a barbárie. É muito importante que nesse 2 de outubro a gente esteja juntos, todos. Todos aqueles que defendem o campo democrático precisam estar juntos para que a gente vire esta página tão triste da nossa história que foi o governo Bolsonaro”, disse Botelho.

O candidato também ironizou a ação do PDT contra o uso do filtro com identidade visual semelhante a de Ciro Gomes. “Gente, é essa a imagem que o Ciro pede na justiça que eu não divulgue. NÃO ESPALHEM!”, escreveu.

O perfil @jairmearrependi, que usa o Twitter como crítica ao governo Jair Bolsonaro e que declarou apoio à candidatura de Lula emitiu uma nota comentando a ação da campanha de Ciro Gomes, e dizendo que “a paródia visual e a sátira em eleições é algo comum em todas as democracias” e que prefere “acreditar que ele [Ciro Gomes] desconhece o envolvimento de seu nome nesse tipo de ação minúscula, sendo mais uma trapalhada criada por sua assessoria”.

Leia a nota completa abaixo.

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania