Educação Cultura

História e cultura dos países das Américas são temas de podcast

Por Da Redação

13/09/2022 às 18:35:25 - Atualizado h√°

Alunos do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), estão envolvidos na produção e divulgação do “Hora Americana”, podcast quinzenal que se dedica a difundir conhecimentos sobre a história e culturas dos diferentes países das Américas. O projeto de Extensão coordenado pelo docente do Departamento Caio Pedrosa da Silva conta com mais de 32 mil reproduções nas principais plataformas de streaming e Youtube, tendo chegado, em 2022, à terceira temporada. 

Conforme o coordenador do projeto, o “Hora Americana” tem como objetivo diminuir o tradicional desconhecimento dos brasileiros sobre os países que compõem o continente, buscando apresentar perspectivas que superem a visão eurocêntrica, ou seja, a ideia de que a Europa e seus elementos culturais são as únicas – ou mais importantes – referências na composição de toda a sociedade moderna. 

Até agora, 45 episódios já haviam sido lançados, trazendo temas como Guerra das Malvinas; Colonização francesa nas Américas; As independências dos países latinos, incluindo o Brasil; Liberalismo e reformas liberais na América Latina no Século XIX; Os negros na história política dos Estados Unidos; o ano de 1968 nas Américas, entre outros. 

Buscando apresentar o conteúdo de uma maneira agradável e utilizando documentos sonoros, como discursos de importantes personagens da história e trechos de filmes e músicas, os integrantes do “Hora Americana” tentam tornar o conteúdo acessível a todos, porém sem desconsiderar o aspecto acadêmico do projeto. “É uma preocupação tornar o podcast o mais acessível possível, mantendo a qualidade do conteúdo e um certo aprofundamento. Temos entrevistas com especialistas que estão acostumados com a linguagem acadêmica e nem sempre se comunicam de uma forma acessível, mas sempre colocamos introduções nos programas em que tentamos apresentar de uma forma leve”, diz o coordenador.

Origens

Criado por Caio e pelos professores Luís Guilherme Assis Kalil (UFRRJ), Rodolfo Gauthier Cardoso dos Santos (IFMG), Valdir Donizete dos Santos Júnior (IFSP), além das mestrandas Isabella Acácio (UFVJM) e Mariana Adami (Unicamp), o “Hora Americana” nasceu a partir da percepção de que a comunidade, ou seja, a podosfera brasileira, não contava com um “programa” focado nas história das Américas. “A ideia surgiu a partir de uma sugestão da minha esposa”, conta o docente.

Já ao passo em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC¬īs) e suas potencialidades para o ensino de história e Relações Internacionais (RI) foram sendo melhor exploradas por criadores de conteúdos, a podosfera brasileira ganhou programas que hoje servem como grandes fontes de pesquisa para estudantes, docentes, pesquisadores e curiosos. Como exemplos, o grupo cita os podcasts “Xadrez Verbal”, “História FM”, “Leitura Obrigatória” e “Fronteiras no Tempo”.

A cada novo episódio, os ouvintes são recebidos com um bordão que remete à nostalgia da “Era do Rádio”, termo eternizado pelo cineasta Woody Allen em seu filme homônimo de 1987, e cuja história de uma família é contada tendo o veículo de comunicação de massa e a influência de sua programação como elementos centrais.

No entanto, “Estamos vivendo uma Hora Americana”, poderosa frase de abertura dos episódios, faz referência a um trecho do manifesto lançado durante a Reforma Universitária de Córdoba, em 1918. Naquele ano, a segunda maior cidade argentina assistiu ao surgimento de um movimento liderado por estudantes do ensino superior que reivindicavam reformas que promovessem uma universidade mais inclusiva, dinâmica, autônoma e com uma estrutura mais democrática. A série de eventos, como protestos, ocupações e greves estudantis, foi capaz de influenciar estudantes de toda América Latina nas décadas seguintes. Já o termo Hora Americana aparece no primeiro parágrafo do manifesto de 1918. “(¬Ö) as ressonâncias do coração nos advertem: estamos pisando sobre uma revolução, estamos vivendo uma hora americana”.  

“Saindo da rotina de estudos” 

Ao se tornar um projeto de extensão na Universidade, o projeto busca se desvincular da ideia de padronização do processo de construção do conhecimento, já que conta com reuniões de pauta e debates entre os integrantes em todas as etapas de produção dos episódios.

Estudante do 7¬ļ semestre de História, Bruno Oliveira atua na edição e apresentação, em um processo que considera estar entre o campo artístico e intelectual. “A edição tem um toque artístico e intelectual e desenvolver isso é muito legal, já que melhora nossa capacidade de crítica da fonte, pensando no ofício do historiador e, ampliando este olhar, pensando no domínio eurocêntrico da formação das nossas universidades e do nosso conhecimento histórico”, avalia.  

Colaboradora do podcast no processo de edição por meio do tratamento de áudio e inserção de trilhas, Letícia Cavalcante considera que participar do projeto tem sido muito importante em suas reflexões sobre o papel dos historiadores na sociedade, assim como as possibilidades de atuação profissional. “Eu acho que a contribuição do podcast para mim vem sendo a que pode ser para muitos ouvintes também: ter acesso a todo este conhecimento que está sendo debatido por especialistas de uma forma mais leve. Às vezes, com o tempo que eu não teria para estar lendo grandes produções, você consegue se aprofundar. E editando ainda mais, porque você está tendo um contato intenso já que é preciso ter um entendimento sobre o que você está ouvindo para fazer a edição”, diz.

Para entrar em contato com os integrantes da equipe de produção do podcast, basta enviar um e-mail para [email protected]. A equipe também mantém atualizados, com conteúdos complementares, os perfis no Instagram e Facebook.

Fonte: O Perobal
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo