Geral Maringá

Samara…Cristiano…conheça bonecos que viraram atração em Maringá

Por Da Redação

21/08/2022 às 08:15:43 - Atualizado há

"Maringalidades", "maringazices"… coisas que só se vê na Cidade Canção. Alguns bonecos e bonecas "ganharam vida" e se tornaram atrações na cidade. O GMC Online conversou com os donos da Cristal, do Cristiano, da Samara e do Cassimiro. Confira.

Boneca Cristal e "namorado" Cristiano

A história da boneca Cristal começou no início da pandemia, quando o irmão da diarista Adriana do Nascimento, que trabalha com reciclagem, a encontrou. “Ele me deu, mas não sabia que ia fazer sucesso do povo vir, tirar foto. Virou tipo um ponto turístico. Quando eu troco de roupa o povo vem tirar foto”, conta.


“Esta rua é caminho de casa de muita gente principalmente das crianças que voltam da escola e creches, então eu tive a ideia de colocar a manequim para alegrar as crianças e depois de alguns dias eu via elas dando tchau para a boneca com o sorriso no rosto. Então eu comecei a trocar a roupa dela para não ficar muito enjoativa, e foi aí que as crianças e até adultos que passavam de carro começaram a buzinar para a Cristal, dar tchau, falar oi”, conta Adriana.

O nome foi dado justamente por crianças que passaram pela rua, já que a chácara em que Adriana mora fica na Avenida Cristal, atrás do Hospital Universitário de Maringá. “Coloquei o nome da boneca de Cristal, aí a chácara nossa ficou como ponto de referência. Os ubers vem aqui com a referência dos bonecos. No ano passado eles foram a atração do Natal de Maringá, porque eu vesti a Cristal e o Cristiano”.

Cerca de dois meses depois, o irmão de Adriana encontrou outro manequim.

“Eu coloquei aqui na frente também para ser o namorado da Cristal e as pessoas colocaram o nome dele de Cristiano. Então eu formei uma família. As pessoas fizeram festa depois de descobrir que a Cristal começou a namorar os homens choravam na brincadeira falando que a Cristal traiu eles”.


A família aumentou ainda mais com a chegada de dois bonequinhos a Andreia e o Marcos. “Mas a boneca estragou e não consegui outra e dois meses que roubaram o bonequinho”, lamenta.

Mas o plano de Adriana é dar novas companhias para o casal novamente, porque os bonecos, segundo ela, dão sorte. “As pessoas me ajudaram com roupas para os bazares beneficentes que eu faço. Vem pessoas com depressão, que conversam com eles, se distraem. Fiz muitas amizades novas, bastante repórter já veio na minha casa. Então uma brincadeira que eu fiz eu não sabia que ia fazer um sucesso desse”.

“Hoje em dia os bonecos viraram referência para as pessoas acharem nossa casa porque as pessoas nem sabiam que tinha casas nesta região”.

Samara e Cassimiro

Em uma lanchonete na Avenida Herval, zona 7, a boneca Samara já virou atração. Ela chegou há cerca de cinco anos para fazer companhia ao boneco Cassimiro, que foi comprado pelo proprietário Vinícius Baradel e ficava em pé encostado em um pilar em uma outra lanchonete. “Ele servia como guardião. Os clientes relatam que passavam à noite e sempre pensavam que tinha uma pessoa lá”, diverte-se.

Já a boneca Samara estava desmontada em um quartinho e um dia Vinícius resolveu montá-la e colocá-la já no endereço atual do estabelecimento. “Não lembro aonde arrumei essa boneca. Daí montei ela e coloquei em uma cadeira embaixo, no salão. Isso foi repercutindo, as pessoas se perguntando quem era essa boneca, por que estava ali, os clientes perguntavam e nem eu sabia responder. Daí eu comecei a trocar a roupa dela, o pessoal começou a gostar, daí eu dei um nome pra ela e ficou”.

“Alguns dizem que Cassimiro é namorado da Samara. nomes desses bonecos foram surgindo conforme a visão na hora, como por exemplo essa menina tem cara de Samara”, brinca.

Com o objetivo de chamar ainda mais a atenção, Vinicius resolveu colocar a Samara em cima do telhado da lanchonete. “Uns têm medo, outros dão risada. Muita gente gente tira foto, e foi um negócio que pegou, achei engraçado e ficou”.

Samara e o Cassimiro trocam de roupa com frequência e os trajes também acompanham eventos temáticos. Para a Copa do Mundo, os bonecos estarão caracterizados. “Vamos fantasiar eles, vestir a caráter. Vão colocar a camisa do Brasil”, diz Vinicius. No dia a dia, ele segue o clima. “Por exemplo, tá frio, eu coloco uma touca, no verão coloco biquini nela”.

Entre as histórias inusitadas, Vinicius cita uma vez em que as roupas do Cassimiro foram furtadas. “Passou um andarilho, pulou dentro do lanche e roubou a roupa do Cassimiro. Isso repercutiu muito…veio até tv, vieram fazer uma filmagem…brincamos que não estão perdoando nem o manequim, que ele ficou pelado”, brinca.

Quem desembarcou há pouco tempo na lanchonete para fazer companhia ao casal foi o Severino, um et. “Ele fica em pé no caixa”, conta Vinícius. E a intenção é de aumentar a família. “Tenho sim intenção de ter outros bonecos, mas acontece naturalmente, não vou atrás, depende da inspiração que vai surgir”, explica.

LEIA TAMBÉM – 7 "monumentos" que ficam em frente a estabelecimentos de Maringá

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo