Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Conferência de Bispos pede apuração "irrestrita" de denúncias da CPI


A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta sexta-feira (9) na qual cobra uma apuração "irrestrita e imparcial" sobre todas denúncias feitas à CPI da Covid de supostas irregularidades cometidas pelo Poder Executivo durante a pandemia de covid-19.

No documento, a instituição reforça a necessidade de "defender as vidas ameaçadas, os direitos respeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade". "A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da covid-19", afirma a CNBB.

"Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos", diz a nota.

Na avaliação do grupo, a "sociedade democrática brasileira" atravessa "um dos períodos mais desafiadores da sua história". "A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos", afirma a CNBB em outro trecho do documento.

Leia, na íntegra, a nota divulgada nesta sexta-feira:

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos.

A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19. "Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque." ( CNBB, Mensagem da 56ª. Assembleia Geral ao Povo Brasileiro, 19 de abril de 2018).

Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB"

Congresso em Foco

CPI Da Covid Apoio Apuração Bispos Bolsonaro Brasileiros CNBB Comunicado Conferência Nacional De Bispos Do Brasil Congresso Correção Política CPI CPI Da Pandemia Denúncia Denúncias Governo Igreja Igreja Católica Igreja Católica Apostólica Romana Igrejas Imparcial Investigação Investigaç

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!