Grande Curitiba Usina de Asfalto

Usina de Asfalto está abandonada em Almirante Tamandaré

Ela foi abandonada no final da administração de Vilson Goinski pelo sucessor e jamais foi reativada

Por Jornalista Luciana Pombo

28/06/2022 às 11:56:05 - Atualizado há
Fotos: Luciana Pombo

Antiga usina de asfalto de Almirante Tamandaré está completamente abandonada. Os vândalos tomaram conta do local, que foi completamente depredado. Não sobrou muito para contar a história da Usina – inaugurada na administração de Vilson Goinski, no dia 17 de setembro de 2007.

A estrutura da Usina de Asfalto tinha capacidade para produzir 60 toneladas de massa asfáltica por hora, aproximadamente 9 mil toneladas por mês. Eram dois tanques estruturados com capacidade de 60m³ para armazenamento de emulsão e misturador com controle eletrônico. Entre equipamento e imóvel o investimento foi de mais de R$ 700 mil. A inauguração foi no dia 17 de setembro de 2007.

Mas de lá para cá muita coisa mudou. A usina foi completamente depredada. Os vândalos retiraram tudo: de janelas a telhado. Os moradores da região sentem medo e contam que ali já está servindo para abrigo de desocupados, que usam o local para usar drogas. Depois, pegam o que podem e vendem nas comunidades e comércios da região. "Eles acabam com tudo e não adianta a gente denunciar, ninguém faz nada", contou um morador que não quis se identificar.

A reativação da Usina de Asfalto tem sido uma constante em discursos de políticos desde 2017, quando nova administração assumiu a Prefeitura de Almirante Tamandaré. A usina começou a ser abandonada na gestão anterior, pelo então prefeito Aldinei Siqueira (PMN) – hoje vereador da cidade. As dificuldades para manter o local seriam imensas. Na Secretaria de Planejamento da cidade fomos informados que existe um projeto e a necessidade de reativação da usina de asfalto, mas a recuperação do local é cara.

O Núcleo de Proteção e Vigilância Municipal (NPVM) é o responsável pela proteção e verificação dos prédios públicos. No entanto, o efetivo ainda é pequeno para o tamanho da cidade. "Quando somos chamados para ver uma ocorrência na antiga usina, vamos ao local. Mas os pontos da cidade são muito distantes, o que faz com que a gente sempre chegue atrasado", disse Junior Bini, secretário municipal de Bem Estar Social.

Usinas de Asfalto como a de Almirante Tamandaré foram reestruturadas em várias cidades como Quatro Barras, Cambará, Cruzeiro do Oeste e Colombo. A de Almirante Tamandaré, por ser usada para realizar serviços como operação tapa-buraco e gerar uma boa economia para cidade. Diferente de várias outras, a Usina da cidade produz massa asfáltica fria que pode ser usada nas ruas onde o tráfego de veículos não é intenso.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo