Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cotidiano

Alunos de Guamiranga plantam cerca de 200 sementes de Araucária


Karina Ludvichak

Na última semana, a Secretaria de Educação de Guamiranga, junto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram o Projeto de Educação Ambiental nas escolas municipais, onde os alunos plantaram cerca de 200 sementes de Araucárias em garrafas PET e caixas de leite, fazendo a reutilização de materiais recicláveis que seriam descartados. A iniciativa foi realizada em todas as quatro escolas municipais, com as turmas do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.

Por conta da importância histórica e ambiental da Araucária, o Projeto foi levado às escolas com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da espécie para o ecossistema, e também para a cultura local. A Secretaria de Educação desenvolve projetos como este para que a nova geração aprenda a valorizar e preservar a fauna e flora, principalmente, as que estão ameaçadas de extinção, como é o caso da Araucária, considerada o símbolo do Estado do Paraná.  Além do Projeto de Proteção Ambiental, os órgãos públicos, junto as escolas locais, já desenvolveram projetos de reciclagem, sustentabilidade, campanhas contra dengue, e outros.

Edemair Veiber Cabral, pedagoga na Secretaria de Educação e Cultura de Guamiranga, diz que os professores sempre estiveram engajados no desenvolvimento de projetos voltados para questões sociais, principalmente os que envolvem o meio ambiente. “Este ano foram desenvolvidos projetos como reciclagem, o cuidado com o meio ambiente de forma geral e plantio de mudas, que sempre acontece no Dia da Árvore”, comenta.

A pedagoga ainda fala sobre a importância de projetos como este para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. “Qualquer projeto que envolva os mais variados temas é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, pois vai contribuir para ampliar o conhecimento de maneira lúdica e autônoma, além de criar oportunidades para o professor utilizar diferentes métodos, assim, adequando-os à realidade de cada turma, o que pode resultar em uma aprendizagem significativa”, conclui Edemair.

Além do cultivo de plantas, estes projetos contam também com diversas outras atividades a serem realizadas pelos estudantes, tais como: peças teatrais temáticas, atividades em campo, pintura, apresentações de seminários relacionados aos temas, leituras e muito mais. Através disso, eles podem desenvolver a criatividade e senso crítico sobre o tema apresentado.

Folha de Irati

Cidades Cotidiano Araucária Cidade De Guamiranga Ecologia Escolas De Guamiranga Folha De Irati Guamiranga Marcelo Leite Melhorias Guamiranga Município De Guamiranga Notícias Guamiranga Prefeito De Guamiranga Prefeitura De Guamiranga Preservando A Natureza Projeto De Educação Ambiental Proteção Ambie

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!