Educação Pós-Graduação

PPG Letras indica para prêmio "CAPES de Tese" pesquisa sobre contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional

Por UFPR

18/04/2022 às 12:25:22 - Atualizado há

O Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR irá indicar ao "Prêmio CAPES de Tese", referente aos trabalhos finais defendidos em 2021, a tese da discente Priscila Célia Giacomassi, orientada pela professora da linha 2 de estudos literários, "Literatura e outras linguagens", Célia Arns de Miranda e pelo coorientador Gabriel Augusto Coelho Magalhães, da UBI (Universidade Beira Interior) de Portugal. Intitulada "Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX: a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional", a tese explora, de forma minuciosa e consistente, o diálogo entre literatura e pintura na produção artística da família Taunay em suas viagens ao/pelo Brasil do Oitocentos, destacando a importância de tais registros literários e picturais enquanto elementos constitutivos da identidade nacional brasileira.

De acordo com a comissão avaliadora, constituída pela coordenadora do PPG Letras, professora Teresa Cristina Wachowicz, pela vice-coordenadora, professora Gesualda dos Santos Rasia e pelo professor Waltencir de Oliveira, a escolha da tese se fundamentou nos desdobramentos da pesquisa em publicações e participações em eventos acadêmicos, conforme prevê o edital 11/2022 da Capes. A tese eleita gerou a publicação do artigo "Diálogos entre literatura e pintura nas narrativas de viagem do Visconde de Taunay", na Revista de Estudos Literários Terra Roxa, v. 41, dez. 2021 (Qualis B1) e ainda oportunizou palestras proferidas por Priscila na "IV Jornada de Educação do Centro Universitário UniSantaCruz" e no "V Encontro do Centro de Línguas do IFPR". Ela também irá participar, em outubro deste ano, do Simpósio "Imagens do Brasil: quantos espelhos?", promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP sob a organização de Celeste Ribeiro-de-Sousa, considerada a maior especialista em imagologia do Brasil.

"Essa pesquisa expõe que a obra dos Taunay revela um povo ainda a ser descoberto, disperso, miscigenado e, por vezes, esquecido. Da mesma forma, o território tão rico e belo revela-se ameaçado pela falta de um projeto efetivo, visionário e sustentável enquanto nação. Torna-se um destaque a "inconveniente" conjuntura da escravidão, tão difícil de ser compreendida quanto registrada, seja por pena ou pincel", conforme explica a professora orientadora da tese, Célia Arns de Miranda. Ela ressalta que se trata de uma pesquisa interdisciplinar com potencial para servir de inventário e embasar futuras pesquisas em diferentes áreas do saber. Outro destaque é o método de trabalho empregado, que abarca a pesquisa dos antecedentes do fenômeno em questão, sua descrição, causalidades, consequências, perspectivas, bem como repercussões na realidade atual a exemplo do episódio do incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro em 2018. À época, o acervo de mais de 20 milhões de itens foi destruído praticamente em sua totalidade. Nele continha a única tela histórica pintada por Nicolas Taunay no Brasil e que foi analisada pela pós-graduanda Priscila Célia Giacomassi em sua tese.

Durante os seis meses de seu estágio de doutorado na Universidade da Beira Interior, em Portugal, sob a orientação do professor Gabriel Augusto Coelho Guimarães, Priscila aprofundou as análises das imagens, seus elementos composicionais e sua relação com a literatura e a história. "Aprendi uma nova linguagem, nas palavras do professor Gabriel Magalhães, uma alfabetização visual. A construção da tese, portanto, demandou certa ousadia e acredito que muitos orientadores não embarcariam nessa viagem como fez a professora Célia Arns de Miranda – ela acreditou no potencial do projeto e isso me deu confiança. Assim, sou muito agradecida pelo investimento da Capes, bem como por fazer parte de uma instituição de excelência como a UFPR, onde cursei a graduação, o mestrado e agora o doutorado em Letras", afirmou Priscila Célia Giacomassi.

Premiação

O Grande Prêmio será concedido para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese agrupadas em três grandes áreas: (I) Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; (II) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multi disciplinar (Materiais e Biotecnologia); (III) Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas. O resultado do Prêmio Capes Tese para cada área será em agosto e o grande prêmio será divulgado em dezembro de 2022. Haverá diversas premiações entre recursos financeiros, benefícios de bolsas para realização de estágio pós-doutoral, entre outros.

A seleção

Participaram ainda da seleção de teses do PPG Letras, os trabalhos finais "Affonso Ávila e a barrocologia americana", do pós-graduando Josoel Kovalski, sob a orientação do professor Rodrigo Machado, da Linha 1 de Estudos Literários: "Literatura, história e crítica" e ainda a tese "Norma e transgressão no romance Clube da Luta (1996), de Chuck Palahniuk: o imaginário da transformação e o real do capital", do discente Joacy Ghizzi Neto, orientando da professora Isabel Jasinski, da Linha 3 de Estudos Literários: "Alteridade, mobilidade e tradução".

A tese de Josoel Kovalski versa sobre o barroco brasileiro e os aspectos que as narrativas sobre ele se desenvolveram na recepção literária brasileira, uma história possível pelas crises literárias observadas pelas vanguardas do século XX. No Brasil, Affonso Ávila recuperou as vias barrocas de Minas Gerais, condensando-as com as célebres labutas de artífices da poesia, de sermão, da pedra sabão e desenvolveu uma teoria do barroco testada tanto em Minas Gerais, como no Brasil e na América Latina. A tese tem relevância ao propor estudos do barroco e sua reapropriação contemporânea neobarroca como conceito operatório nas práticas de linguagem poética e em sua dimensão abrangedora com outras artes.

A tese de Joacy Ghizzi Neto trata do romance-filme Clube da Luta. Sua importância compreende, especialmente, três elementos cruciais ao pensamento atual para os Estudos Literários contemporâneos: (1) a questão do viver-com, discutida ao longo do 1º capítulo, seguindo o debate de Maurice Blanchot e Jean-Luc Nancy, com atenção para o elemento comunitário-imunitário de Roberto Esposito; (2) a relação entre o lugar e o sujeito, analisada no 2º capítulo, refletindo sobre a noção de utopia-distopia; (3) novas modalidades e afetos de contestação e conformação, avaliadas no 3º capítulo, com atenção para o mundo do trabalho contemporâneo, com Vladimir Safatle, em especial. Além disso, esta é a primeira tese brasileira dedicada ao romance Clube da Luta, o que evidencia sua relevância para a pesquisa em literatura no contexto nacional.

(Colaboração de Kelen Vanzin)

Fonte: UFPR
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