Geral Mundo

Ministro das Finanças do Reino Unido considerou renúncia por causa de críticas, diz jornal

Por Isto É

09/04/2022 às 16:04:01 - Atualizado há
Isto É

LONDRES (Reuters) – O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, considerou se deveria renunciar esta semana após uma tempestade de críticas sobre o status fiscal de sua rica esposa, publicou o jornal Sunday Times.

"Ele estava considerando se poderia suportar que sua família continue passando por isso", publicou o jornal citando uma fonte não identificada.

Porém, uma fonte familiarizada com a situação disse à Reuters que Sunak não considerou renunciar.

Sunak sofreu nesta semana a pressão mais sustentada desde que se tornou ministro das Finanças em 2020, depois que sua esposa, Akshata Murty, confirmou que tinha status fiscal não domiciliado, o que significa que não pagou impostos sobre ganhos obtidos fora do Reino Unido.

Embora a situação seja legal, os críticos disseram que a situação de Murty é incompatível com a decisão de Sunak de aumentar impostos sobre trabalhadores e empregadores a partir de 6 de abril, em um momento em que inflação alta está causando um aperto no custo de vida de muitas famílias britânicas.

Murty é filha de um dos fundadores da gigante indiana de tecnologia Infosys e possui cerca de 0,9% da empresa, o que lhe deu direito a dividendos no valor de 11,6 milhões de libras (15,12 milhões de dólares) no ano passado.

Sunak disse na sexta-feira que as perguntas sobre a situação fiscal de sua esposa são tentativas de prejudicá-lo politicamente.

Poucas horas depois, Murty disse que começará a pagar impostos britânicos sobre sua renda no exterior.

O Sunday Times afirmou que algumas pessoas próximas a Sunak – que já foi considerado um potencial futuro primeiro-ministro do Reino Unido – ainda pensam que ele pode se afastar da política.

Jornais disseram que a família de Sunak havia se mudado de uma residência do governo em Downing Street, o que aumentou as especulações sobre seu futuro. Apesar disso, as reportagens também disseram que a mudança havia sido planejada anteriormente para reduzir a distância até a escola de uma de suas filhas.

O Partido Trabalhista, de oposição, pediu neste sábado que Sunak responda às alegações de outro jornal de que ele foi listado como beneficiário de fundos offshore ligados aos interesses empresariais da família de sua esposa.

Um porta-voz de Sunak disse que ninguém nas famílias de Murty ou Sunak estava ciente dos supostos fundos.

Na sexta-feira, Sunak confirmou relatos da mídia de que ele só desistiu de um "green card" dos Estados Unidos – um status de imigração destinado a residentes permanentes nos EUA – depois que se tornou ministro das Finanças da Grã-Bretanha em 2020.

Um porta-voz de Sunak disse que ele pagou seus impostos integralmente e não infringiu nenhuma lei ou regulamento.

Fonte: Isto É
TAGS Mundo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo