Geral Maringá

Maringá sedia Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Por Da Redação

08/04/2022 às 15:55:11 - Atualizado há
Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

Discutir o racismo estrutural e políticas alternativas de combate a discriminação étnico-racial. Este é um dos objetivos da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que será realizada em Maringá.

O evento teve início na tarde desta sexta-feira, 8, na Praça Renato Celidônio, em Maringá. A cidade é a primeira do interior do estado a receber o encontro, que teve suas primeiras edições realizadas na capital Curitiba.

Nessa sexta, 8, o evento, aberto ao público, contará com apresentações de grupos folclóricos étnico-raciais, como ciganos, indígenas e quilombolas. A abertura oficial ocorrerá às 19h, em uma solenidade no Auditório Hélio Moreira, como explica Coordenador da Política de Igualdade Racial do Governo do Paraná, Isaac Ferreira.

“Nós já fizemos as conferencias municipais e hoje nós estamos fazendo a 5ª Conferência Estadual. Depois nós vamos para a conferência em nível de Brasil. Todas as conferências que foram feitas, foram na capital e agora nós resolvemos fazer aqui juntamente com a união da prefeitura do Ulisses Maia, trazer para o interior a conferência. Então é a primeira conferência (fora da capital), é uma coisa histórica que está acontecendo aqui no estado do Paraná. O objetivo do encontro é a gente discutir o racismo, discutir a empregabilidade, discutir as leis para que o povo negro, indígenas e ciganos sejam mais respeitados no brasil e no mundo”, disse Moreira.

A programação do evento em Maringá segue até domingo, 10, e contará também com palestras e oficinas que discutirão temas como a intolerância religiosa. Discutir a desigualdade racial é um tema atual e urgente, diz o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva.

“O que vem a ser essa 5ª conferência? É a conferência demandada pela sociedade civil que vai trazer as propostas e as políticas para os próximos 4 anos para serem exercidas dentro d governo do estado do Paraná. Nós, do conselho, percorremos 75 municípios através da Caravana da promoção da igualdade Racial, no qual esse municípios e os conselheiros e conselheiras do "gov" e sociedade civil, escolheram a cidade de Maringá para fazer essa conferência”, disse o presidente do conselho.

O evento tem formato híbrido, com a programação completa sendo transmitida ao vivo, pelo YouTube da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania