Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Castramóvel

Legislativo aprova criação do programa de castração animal


Na tarde de ontem (6), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, os vereadores aprovaram em primeira votação, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 152, de 2021, que cria o Programa Permanente de Controle Populacional de cães e gatos, a ser realizado por meio de unidades móveis, denominado Projeto Castramóvel.

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente da Casa de Leis – e Thania Maria Caminski Gehlen (PP), o PL destaca que o "Projeto Castramóvel será realizado por meio de unidades móveis, tantas quantas forem necessárias, destinadas à castração de animais domésticos de pequeno porte (cães e gatos)".

O documento ressalta também, que "o Poder Executivo Municipal regulamentará a lei no prazo máximo de 90 dias, contados da data de sua publicação, objetivando a efetiva implantação, manutenção e operação do Projeto Castramóvel em Pato Branco".

Questão humanitária

A proposição dos vereadores se justifica, segundo o documento, por se tratar "da mesma matéria do Projeto de Lei nº 24/2021, que foi retirado de pauta para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviasse para o Legislativo o Programa do Castramóvel, para atender a regulamentação da Unidade Móvel de castração de animais domésticos de pequeno porte".

Os vereadores enfatizaram que "por ser uma questão humanitária, a esterilização de animais objetiva findar com os animais errantes do Município e a alternativa é exatamente a castração desses animais, de forma cirúrgica ou química, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nos logradouros, e tornam-se um problema de ordem pública. Ainda, segundo especialistas "a saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana, existindo mais de 600 patógenos que afetam as pessoas e que podem ser transmitidos pelos animais". As famílias mais carentes não dispõem de veículo próprio, nem condições financeiras para arcar com o trasporte de seus animais para castrar, muito menos de arcar com os custos de uma esterilização, seja ela cirúrgica ou química. Daí a importância da implantação desse serviço itinerante no município".

Os parlamentares destacam ainda que Pato Branco "conta com grandes incidência de animais de rua e em situação de risco, passando fome, sede, frio e expostos a todo tipo de doença. Um problema que atormenta a maioria da comunidade pato-branquense".

Jornal do Sudoeste

Política Castramóvel Legislativo Pato Branco Programa Castração Animal Projeto De Lei

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!