Saúde células

Célula escondida nos pulmões pode reverter efeitos do tabagismo

Por Olhar Digital

07/04/2022 às 00:43:06 - Atualizado há
Olhar Digital

"Já se sabe há algum tempo que as vias aéreas do pulmão humano são diferentes das dos camundongos", explicou o autor sênior da pesquisa Edward Morrisey, professor da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. Ele complementou que "as tecnologias emergentes só nos permitiram recentemente amostrar e identificar tipos de células únicos."

Além disso, a equipe também encontrou células RAS em furões, já que os sistemas respiratórios são mais semelhantes aos humanos do que os dos camundongos. Os pesquisadores suspeitaram que a maioria dos mamíferos de tamanho igual ou maior aos furões tenham células RAS em seus pulmões.

A importância da descoberta é porque as células RAS têm duas funções principais nos pulmões: elas secretam moléculas que mantêm o revestimento fluido ao longo dos bronquíolos e podem atuar como células progenitoras para as alveolares tipo 2 (AT2), podendo desempenhar um papel fundamental no combate a doenças relacionadas ao tabagismo, como a doença pulmonar que obstrui as vias aéreas (DPOC).

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania