Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nota

Ministério da Economia receberá grevistas do Banco Central após paralisações


Após início de greve, servidores do Banco Central (BC) serão recebidos na terça-feira (5) pelo secretário de Gestão de Pessoas pelo Ministério da Economia, Leonardo Sultani. Trata-se do primeiro encontro com um representante do governo federal desde as primeiras movimentações por aumento salarial e reformas de carreiras, iniciadas em fevereiro deste ano.

“Queremos a apresentação de uma proposta oficial por parte do governo. Se não houver proposta oficial, a nossa resposta deve ser a manutenção e a intensificação da greve”, diz Fábio Faiad, presidente do Sindicato dos Servidores do BC (Sinal).

As negociações entre os servidores do BC e o governo se estendem desde o início do ano, sem que haja avanço. Houve uma série de paralisações e movimentos pontuais antes do anúncio da greve, aprovada em assembleia na segunda (28 de março) e iniciada na sexta (1º de abril).

A paralisação em curso já conta com 60% de adesão dos servidores e respeita a lei de serviços essenciais. O funcionamento de transações via Pix e da impressão de cédulas e moedas, entretanto, pode ser afetado, já que não fazem parte da regra. Também serão impactados a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Demab, além do atendimento ao público.

Além dos servidores, cerca de 725 comissionados já entregaram suas comissões até esta manhã (4), contribuindo para a paralisação das atividades do BC. A entrega dos cargos, contudo, ainda não foram publicadas no Diário Oficial. Faiad aponta manobra da diretoria do BC para “segurar” a publicação das portarias de descomissionamento. Ele afirma que a publicação dessas portarias serão cobradas durante a reunião com a pasta.

Congresso em Foco

Governo Nota Banco Central Fábio Faiad Greve Reajuste De Servidores Reajuste Salarial Sinal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!