Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Sanepar anuncia fim do rodízio em Colombo, e todas as cidades da RMC ficam com abastecimento normalizado


Segundo a Sanepar, Colombo foi o último município a ser retirado do sistema de abastecimento parcial. Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)

Ike Stahlke/Sanepar

Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve o sistema de rodízio de água finalizado nesta quinta-feira (31), segundo a Sanepar. Com isso, todos os municípios da RMC estão com sistema de abastecimento regular, de acordo com a companhia.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a remoção da restrição foi possível a partir de questões técnicas que garantem a regularidade da distribuição, como obras de melhoria, além do aumento das chuvas.

Em Curitiba e para outros municípios da RMC, o rodízio acabou em 21 de janeiro, após quase dois anos de duração. Cerca de 20% de Colombo, porém, ainda estava em rodízio por ser abastecida por um sistema isolado, com água do Aquífero Karst.

Relembre: Reservatórios de água atingem 80% da capacidade, e Sanepar encerra rodízio

De acordo com a Sanepar, para normalizar o abastecimento, a companhia estendeu o fornecimento da água vinda do Sistema Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) para os bairros Santa Fé e Curitibano com a instalação de uma elevatória, no bairro Roça Grande. O equipamento aumenta a pressurização da rede num ponto em que a água perde velocidade dentro da tubulação.

Com a mudança, o reservatório de água tratada da Vila Guarani, que atende parte de Colombo, passou a contribuir com mais 50 litros por segundo para suprir a perda de vazão do aquífero que atendia parte do município no rodízio.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!