Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cerro Azul

Vale do Ribeira é destaque nacional na produção de Ponkan

Colheita começou em abril


Reprodução RPC

O maior produtor de ponkan no Paraná é a cidade de Cerro Azul. De acordo com os dados do Deral (Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), a região do Vale do Ribeira responde por 80% da produção estadual, com 5,6 mil hectares e 90,8 mil toneladas. Cerro Azul tem a maior oferta individual do Brasil e responde por 9,8% da produção das variedades ponkan, montenegrina e murcote.

Um dos diferenciais da fruta da cidade tem sido a doçura, que aumenta com o tempo seco. A colheita da tangerina ponkan começou no início de abril, quase um mês antes do normal. Com os pés carregados, os agricultores do Vale da Ribeira estão otimistas. Em 2019, a produção foi de 2,8 milhões de caixas. No ano passado, chegou a 3,2 milhões. Neste ano, a expectativa é colher 3,5 milhões caixas da fruta. Para 2022, a meta é chegar a 4 milhões.

A tangerina está entre as dez frutas mais produzidas no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. Foram quase 970 milhões de toneladas colhidas em 2019. O Brasil é o sétimo maior produtor mundial, representando quase 3% do total (2,8%).

Rádio Tamandaré

ponkan cerro azul região metropolitana curitiba paraná deral tangerina colheita produção agricultores

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!