Geral Paraná

Projeto oferece aulas gratuitas de teatro de rua, em Londrina; veja como participar

Por Da Redação

16/03/2022 às 07:20:35 - Atualizado há
Inscrições devem ser feitas pela internet até 2 de abril. Encontros ocorrerão às segundas e quartas-feiras, às 19h, no Canto do Marl. Curso livre de teatro de rua é realizado, em Londrina

Lucas Godoy/Marl/Divulgação

Um projeto cultural está com inscrições abertas para aulas gratuitas de teatro de rua, em Londrina, no norte do Paraná. O curso livre será presencial e é oferecido pela Vila Cultural Canto do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (Marl).

Os interessados devem se inscrever pela internet até 2 de abril e anexar uma carta de interesse.

Festival de Curitiba 2022 começa em março com programação presencial depois de 2 anos; veja as atrações

Auxílio Emergencial no Paraná é ampliado para atender setor cultural e turístico

Conforme a organização, os encontros começam em 4 de abril e serão às segundas e quartas-feiras, às 19h, no Canto do Marl. A duração total do curso é de dois anos.

Para participar, os alunos devem ter idade acima de 16 anos e ter recebido duas ou três doses da vacina contra Covid-19.

O curso, que ocorre desde 2016, é dividido em quatro módulos semestrais. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre corpo, voz, texto dramatúrgico e o espaço da rua.

Conforme a atriz, cantora e professora Edna Aguiar, a estrutura de módulos é uma opção para quem quer fazer o curso todo, mas também para quem quer estudar um tema específico.

A Vila Cultural Canto do Marl conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Curso

No primeiro semestre, Edna Aguiar ministra o módulo “A voz como instrumento no teatro”, em que aborda uma prática baseada em canto e contação de histórias.

Neste primeiro módulo, o trabalho sobre a voz será relacionado a elementos como a escuta, diálogo, improviso e uso do espaço de trabalho, partindo do rigor da criação teatral em direção à brincadeira. O módulo ainda conta com o professor convidado Guilherme Kirchheim.

Na sequência, a professora Luli Rodrigues conduz o módulo “O texto dramático com base da construção cênica”, em que aborda leitura dramática, adaptação, interpretação e outros elementos de texto de cena.

Em 2023, o professor Paulo Cesar atua acompanhado dos multiplicadores da Fábrica de Teatro do Oprimido (FTO), e ministram juntos o módulo Teatro do Oprimido – De Boal a Brecht, vozes para a transformação social.

No último semestre, o professor Rogério Francisco Costa oferece o módulo “A rua como potência para o teatro”, com abordagens históricas sociais, políticas, filosóficas e poéticas do teatro de rua e com experiências práticas do teatro na rua.

VÍDEO: Mais assistidos do g1 PR

Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania