Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

OMS aponta que a obesidade infantil pode ser um dos grandes males deste século

Alerta de como a pandemia afetou a saúde das nossas crianças


Reprodução Redes Sociais

Ganhar peso nesta pandemia não foi comum somente entre os adultos. As crianças também engordaram. Os dados da sociedade Brasileira de pediatria apontam que o isolamento social promoveu uma mudança drástica de comportamento: mais tempo em frente à TV, à tela do computador, menos brincadeiras ao ar livre e menos atividades físicas.

Dados do IBGE de 2019 apontam que uma em cada três crianças brasileiras de cinco a nove anos estava acima do peso. No Paraná, o retrato é parecido, três em cada dez crianças de idade entre 5 a 9 anos atendidas nas Unidades de Saúde apresentaram excesso de peso. Os riscos ligados ao sobrepeso infantil têm relação com doenças graves e silenciosas que podem persistir e levar a uma vida adulta de cuidados e restrições.

Para o médico pediatra e deputado federal Luciano Ducci (PSB), a realidade da pandemia pode ser ainda mais alarmante. "Os dados que temos são anteriores à pandemia. A tendência é de que estes números já tenham crescido. E a preocupação é com a saúde dessas crianças no futuro. Porque há uma probabilidade muito grande de crianças obesas virarem adultos obesos e a obesidade é ligada a doenças muito sérias e crônicas como o diabetes e doenças cardiovasculares", disse ele.

Exercícios físicos regulares, limites ao uso de eletrônicos e da TV e uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com pouca gordura ou açúcar são aliados importantes no controle do peso das crianças. É importante estar atento aos sinais e garantir que toda a família esteja envolvida na mudança de hábitos, em especial, os alimentares.

"Quem faz as escolhas dos alimentos consumidos pela família não pode ser a criança. Não é necessário privá-las de totalmente das guloseimas, mas que haja controle. O consumo de alimentos processados, com pouco valor nutricional, e o consumo de refrigerantes e sucos prontos não pode ser uma constante", complementou Ducci.


Assessoria de Imprensa

obesidade infantil gordura peso excesso luciano ducci

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!