Geral Paraná

Sarandi começa a limpar a Estrada Jaguaruna, que acumulou mil toneladas de lixo nos últimos anos

Por Da Redação

05/01/2022 às 10:03:40 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sarandi

Imagine a cena, uma estrada rural margeada por montanhas de lixo. Esta é a Estrada Jaguaruna na cidade de Sarandi. A população se acostumou ao longo de décadas a depositar lixo, todo tipo de lixo, nas laterais da estrada.

A prefeitura não conseguia dar um fim neste hábito tão perverso para o meio ambiente, então amenizava a situação. As máquinas retiravam o lixo orgânico e os volumosos e juntavam o restante em montes.

Nesta semana a Secretaria de Meio Ambiente começou a limpar a estrada. Só de um monte de lixo foram 16 caminhões, cada um com capacidade para 20 toneladas.

A prefeitura está pagando R$ 201 mil para uma empresa que vai dar um destino a este material todo.

O secretário de Meio Ambiente Flávio Aparecido da Silva calcula que serão retiradas ao todo mil toneladas de resíduos.

“Somadas, no dia de hoje, chegam a um número inacreditável de praticamente mil toneladas. Incrível, né? Infelizmente, uma parte da nossa população não tem o hábito de fazer o descarte correto do entulho, do móvel, do eletrônico e, na somatória de tempo, esse volume de material depositado chegou a essa quantia impressionante, realmente é inacreditável”, explica o secretário.

“Ontem [terça, 4], só para ter uma ideia, foram retirados 16 caminhões. Cada caminhão com 20 toneladas”, conta.

Depois que a estrada Jaguaruna estiver limpa a prefeitura vai asfaltar a via e espera que nenhum lixo volte a ser jogado no local. Para isso, as equipes do Meio Ambiente e da Guarda Municipal vão monitorar a área com drones.

“Essa punição vai vir de forma administrativa com a multa e de forma penal através da Guarda Municipal, da Delegacia de Polícia Civil e Polícia Militar, que já foram oficiadas para que se verifiquem as rondas neste local. E qualquer pessoa que for encontrada depositando algum tipo de material de forma irregular, ela será detida e conduzida pela autoridade policial para responder pelos seus atos na Justiça, possivelmente pelo crime ambiental”, afirma o secretário.

A Prefeitura de Sarandi tem um ecoponto para receber volumosos, que fica na Rua José Galindo Garcia, 805. Para o entulho da construção civil é preciso contratar um serviço de caçamba.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania