Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

economia

Pix com cartão de crédito? Aprenda a fazer e parcelar pagamentos


Enquanto a modalidade Pix garantido não é disponibilizada pelo Banco Central, alguns bancos e carteiras digitais de pagamento estão se adiantando e já permitem aos usuários a realização de pagamentos Pix via cartão de crédito. Alguns incluem até mesmo o parcelamento, mas é preciso estar atento às condições.

Em linhas gerais, o serviço é oferecido da seguinte maneira: o usuário mantém seu cartão de crédito cadastrado no aplicativo do banco ou da carteira digital. Escolhe fazer pagamento via Pix, normalmente, e na opção de pagamento, onde pode escolher usar o saldo da conta bancária, da carteira digital ou outras opções, basta escolher o uso do cartão de crédito.

Ao fazer isso, o usuário irá transferir a quantia, de acordo com o limite disponível no cartão de crédito, e a pessoa a quem se destina o pagamento irá receber o Pix em poucos segundos, sem nenhuma alteração. O uso do cartão de crédito, no entanto, para pagamentos Pix veio com taxas fixadas por quem fornece o serviço, debitando um valor a mais do cartão de crédito.

O Bradesco, por meio do seu banco digital, Digio, permite aos clientes fazer pix utilizando o limite do cartão de crédito e pagando de forma parcelada. A função pode ser usada para pagamentos de R$ 50 até R$ 3.000 e é limitada a 40% do limite do cartão de crédito.

No caso do Digio, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes e é cobrada uma taxa de até 9,9% ao mês.

A carteira digital RecargaPay é um dos aplicativos para transações financeiras que também ofertam o serviço, cobrando um pouco menos do que os grandes bancos, até. A taxa cobrada é de 2,99% e a funcionalidade é a mesma, basta ter uma conta no aplicativo, estar com um cartão de crédito cadastrado e, na hora que for realizar o pagamento via Pix, a partir do aplicativo, selecionar a opção de uso do cartão de crédito. O valor segue o limite disponível no cartão e também pode ser parcelado em 12 vezes.

Com previsão para lançamento no primeiro semestre de 2022, o Pix Garantido está sendo desenvolvido pelo Banco Central justamente para permitir o pagamento via Pix de forma parcelada. Com o Pix Garantido será permitido agendar o pagamento de contas, tendo como garantia o próprio saldo em conta na data prevista para pagamento ou contando com a figura de um intermediário, a exemplo de um banco, que garantirá o pagamento no dia em que o valor parcelado foi agendado.

Na última sexta-feira, o Pix bateu o recorde de transações diárias desde que foi lançado. De acordo com o Banco Central, levando-se em consideração transferências e pagamentos, foram registradas cerca de 50,3 milhões de transações por meio do sistema de pagamentos instantâneos num único dia. O recorde anterior havia sido de 50 milhões.

Reportagem originalmente publicada no JC Online

Correio 24 Horas

Economia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!