Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Live

Câmara vota projeto para aumentar transparência do orçamento secreto


A Câmara dos Deputados vota, nesta segunda-feira (29), o Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) n° 4/2021, que busca ampliar a transparência das chamadas emendas de relator-geral. A resolução é uma tentativa de liberação das do “orçamento secreto”, que teve a execução suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.

Acompanhe ao vivo:

 

De autoria das mesas diretoras da Câmara e do Senado Federal, o texto propõe alterações na resolução que regulamenta a Comissão Mista de Orçamento (CMO). Se aprovado, o relator-geral poderá apresentar no parecer preliminar emendas para incluir, acrescentar ou alterar os programas, especificando os limites financeiros e as políticas públicas passíveis de serem objeto de emendas.

É estimado que R$ 30 bilhões em emendas foram executadas em sigilo, sem nenhum controle dos órgãos de fiscalização, pelo benefício da base do governo. A decisão do Supremo impõe Congresso dê transparência às emendas do “orçamento secreto”, mas o ato conjunto refere-se as emendas sem efeito retroativo, ou seja, o nome de parlamentares que receberam até o dado momento, continuará em sigilo.

O documento justifica que “milhares de demandas recebidas pelo Relator-Gera” classifica como impossível “estabelecer retroativamente um procedimento para registro”. Sendo assim, as informações sobre emendas do relator passam a ser públicas daqui para frente.

Congresso em Foco

Congresso Live Nota Ao Vivo Câmara Dos Deputados Emenda De Relator Orçamento Secreto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!