Educação Cientistas

Cientistas Negras Brasileiras ganham segundo volume de Livro de Passatempos

Por UFPR

24/11/2021 às 09:40:39 - Atualizado h√°

A autoria é das professoras da Universidade Federal do Paran√° (UFPR), Camila Silveira, do Departamento de Qu√≠mica; Alessandra Souza Barbosa, do Departamento de F√≠sica; Claudemira Vieira Gusm√£o Lopes, do Setor Litoral; da doutora Maria de F√°tima Costa; das doutorandas Bruna Carmona Bonif√°cio, de Design; Rauany Cristina Lopes Francisco, da Universidade de Araraquara; e da estudante de gradua√ß√£o em Qu√≠mica, Jaqueline de Lima Ramos. As ilustra√ß√Ķes s√£o de Mariana Provenzi, designer egressa da UFPR, e a revis√£o dos textos é da mestra em Estudos Liter√°rios, Dalila Jora.

Representatividade negra feminina nas ciências

As v√°rias √°reas cient√≠ficas est√£o presentes na organiza√ß√£o do livro, valorizando a representatividade de campos de atua√ß√£o e de exemplos de cientistas. Para Claudemira Vieira Gusm√£o Lopes, uma das autoras, a data de lan√ßamento do livro é um marco simbólico importante, pois coloca as intelectuais negras em pauta e oportuniza reflex√Ķes coletivas fundamentais sobre racismo, misoginia e sexismo. "Também é um momento de referenciar o trabalho que elas desenvolveram".

O projeto apresenta um histórico de grande inser√ß√£o em escolas da educa√ß√£o b√°sica. "Desejamos que os passatempos fa√ßam parte do cotidiano de estudantes e docentes, sendo adotados como materiais did√°ticos", revela Maria de F√°tima Santos, também autora da obra. Outro objetivo do grupo é que o material incentive o desenvolvimento de pr√°ticas antirracistas e feministas e colabore com a redu√ß√£o das injusti√ßas sociais, por meio de uma educa√ß√£o cient√≠fica humanizadora, inspirando a gera√ß√£o atual e as futuras.

Ilustração da doutora em Educação Megg Rayara, presente na obra.

Uma das mulheres celebradas no livro é a professora e cientista da UFPR, Megg Rayara Gomes de Oliveira. Os passatempos evidenciam sua trajetória, a relev√Ęncia de suas pesquisas e a representatividade das intelectuais negras trans. Ela representa a grande √°rea das Ci√™ncias Humanas ao lado de Djamila Ribeiro, mestra em Filosofia, e Marielle Franco, mestra em Administra√ß√£o P√ļblica.

Veja a relação das doze cientistas abordadas na obra:

Ciências Agrárias: Gabriela Ramos Leal

Ci√™ncias Biológicas: Ana Lucia Tourinho

Ci√™ncias Da Sa√ļde: Fran Demétrio

Ciências Humanas: Megg Rayara, Marielle Franco e Djamila Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas: Haynará Negreiros

Linguística, Letras e Artes: Neide Almeida

Ci√™ncias Exatas e Da Terra: Joana Angélica Guimar√£es e Eliza Maria Ferreira Veras da Silva

Engenharias: Luanda de Moraes

Multidisciplinar: Carol Barreto

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo