Imagina seu filho ou sua filha desfilando em uma das passarelas mais importantes da moda brasileira? Ou seu mô? Seu brother? Sua miga? Neste sábado (20), familiares, amigos, conhecidos e colegas puderam ver os 47 modelos do Afro Fashion Day no filme da passarela mais negra do Brasil desfilando. Boa parte dos modelos já tinha assistido à pré-estreia, mas juntou a rede de apoio para ver o lançamento oficial hoje.
Selecionado pelo Tik Tok, Albert Wood, 21, morador do Arenoso, pensava em deixar a moda, e muito mais, no início do ano. Ele não imaginava que neste dia da Consciência Negra estaria aquilombado com a família vendo o resultado de seu trabalho. "Chorei muito, minha mãe [Selma], também. É muito gratificante chegar aqui", disse Albert.
Sorridente, Albert fez a alegria da família no bairro do Arenoso (Foto: Acervo Pessoal) |
Quem também juntou a família foi o modelo Felupz, que teve a companhia da mamãe, Vera Lucia, e do seu gatinho para ver a foto. O pai e o boy, mais tímidos (ou low-profile, como definiu o modelo), correram da foto, mas também assistiram ao lançamento.
"O Afro me ensinou muito. A gente sempre soube de todos os movimentos que aconteceram durante a história, mas quando a gente vê isso em um ângulo diferente, e nesse caso é o da moda, o que representou nosso povo na história, vemos com um outro brilho. Comecei a visualizar as roupas que visto de uma forma diferente, tudo diferente. Isso me faz refletir muito sobre nosso espaço dentro do mundo, nossa moda, o que trazemos para o mundo. Eu fico muito feliz de ter participado desse movimento", disse Felupz.
Felupz, a mamãe e o gato assistiram juntos ao lançamento (Foto: Acervo Pessoal) |
O filme do desfile apresenta todos os 47 looks montados graças à parceria do Afro Fashion Day com 38 marcas baianas que participaram do evento neste ano. O tema da vez foi o Black Power. Por conta da pandemia, desde o ano passado, o resultado final do Afro Fashion Day tem sido uma produção audiovisual.
Fagner Bispo, consultor do AFD desde a primeira edição, em 2015, conta que realizar um evento tão marcado pela sua potência e pluralidade no formato online traz muitos desafios: “O clima nos desfiles é sempre de Copa do Mundo, então é bem desafiador traduzir a experiência presencial em formato de vídeo”. Mesmo assim, o estilista não esconde que as expectativas do lançamento são as melhores possíveis.
Sobre a escolha de um movimento de luta pelos direitos civis como temática do desfile, Jorge Gauthier ressalta a importância do Black Power para a identidade negra. “É um movimento fundamental na história da construção do povo negro. Trazer a estética e a essência do Black Power, faz com que o filme seja muito simbólico”.
A jornalista e colunista do CORREIO Midiã Noelle explica que o tema também é uma oportunidade para referenciar e abraçar a ancestralidade: “Os nossos passos vieram de longe. É preciso entender que para estarmos aqui hoje afirmando o nosso cabelo black power, outras pessoas lutaram para que hoje nós pudéssemos existir e eu espero que, com esse filme, as pessoas entendam a importância disso”.
O filme do desfile do Afro Fashion Day 2021 continuará disponível, gratuitamente, no YouTube do CORREIO. Inscreva-se e nos siga no Instagram @correio24horas.
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com o patrocínio do Grupo Boticário, Hapvida, TikTok, com apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sebrae, apoio do Shopping Barra, Laboratório CLAB, CCR Metrô, Vizzano, Clube Melissa e Suzano.