Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Governo

Bolsonaro anuncia que prorrogará desoneração da folha de pagamento por dois anos


O presidente Jair Bolsonaro recebeu pela manhã um grupo de sete empresários ligados aos 17 setores que são beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos. E prometeu a eles que manterá os setores sem tais obrigações por mais dois anos. Em troca, porém, ele pediu a esses empresários apoio para aprovar a PEC dos Precatórios no Senado.

O projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na manhã desta quinta-feira (11), recebeu parecer favorável do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG). O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, onde o relator era o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Atualmente, empresas dos 17 setores beneficiados pagam alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de 20% sobre a folha de salários. As empresas contempladas com a desoneração empregam 6 milhões de pessoas. O benefício fiscal é estimado em R$ 10 bilhões.

A desoneração da folha sofre resistências da equipe econômica do governo. Inclusive, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) que contesta o atual projeto que desonera a folha foi movida pela Advocacia Geral da União (AGU) a pedido do governo, quando a desoneração, que acabaria em dezembro de 2020, foi prorrogada por mais um ano. Agora, discute-se nova prorrogação.

Se a equipe econômica alega perda de arrecadação, os setores beneficiados argumentam que o fim do benefício provocará ainda mais desemprego em um momento em que o país passa por forte crise econômica. Aos empresários, Bolsonaro comprometeu-se, então, em retirar essa pressão da equipe econômica. Mas, para isso, alegou, o governo precisa abrir espaço no orçamento com a aprovação da PEC dos Precatórios.

Veja a relação dos setores beneficiados pela desoneração da folha: call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, TI (tecnologia da informação), TIC (tecnologia de comunicação), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Jerônimo Goergen vai propor alternativa para aprovar desoneração da folha

Congresso em Foco

Economia Governo Notícia AGU Desoneração Da Folha Economia Brasileira Empresários Jair Bolsonaro Jerônimo Goergen Marcelo Freitas Ministério Da Economia Orçamento PEC Dos Precatórios

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!