Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Canal Tech

Zoom começará a exibir propagandas a usuários gratuitos após reuniões


O Zoom começou a testar a exibição de anúncios para donos de contas gratuitas. Ao final de cada reunião coordenada por um usuário de conta básica, a plataforma exibirá um banner na página web para os demais participantes que usam o serviço na faixa.

Logicamente, a adoção de anúncios na plataforma serve para sustentar a manutenção do serviço mesmo quando é utilizado por usuários não pagantes. Até então, eram poucas as desvantagens que contas gratuitas tinham em comparação com os planos pagos, o que afasta a necessidade de investimento, mas serve como estratégia para impulsionar a popularidade do Zoom — algo que, aparentemente, deu certo.

Anúncios aparecem no Zoom na tela de finalização de reunião, quando são administradas por usuários gratuitos (Imagem: Reprodução/Zoom)

“Essa mudança garante que nossos usuários [do plano] Básico continuem se conectando com amigos, familiares e colegas na mesma plataforma que sempre oferecemos”, disse a companhia em pronunciamento. A mudança começa a valer somente para países selecionados (que não foram especificados).

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Junto ao início da veiculação de anúncios, a plataforma de comunicação atualizou sua política de privacidade. Nela, o Zoom ressalta que mensagens, reuniões, vídeos ou gravações não serão utilizados para otimizar o direcionamento de publicidade — observações importantes, tendo em vista que a plataforma já foi alvo de alguns escândalos de privacidade.

Reuniões e conversas ainda não são usadas para exibir propagandas, mas isso pode mudar no futuro. No anúncio, a companhia diz que a veiculação de publicidade na tela de fim de reunião é parte inicial do programa, então ela deve usar a oportunidade para avaliar a recepção da comunidade quanto ao modelo de monetização.

Porém, não foram divulgadas previsões sobre a ampliação das propagandas e ainda não há relatos da publicidade ter alcançado usuários brasileiros. Provavelmente, a mudança deve ser implementada gradativamente.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Canal Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!