Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Associação de procuradores vota lista tríplice para PGR nesta 3ª feira


A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) votará na lista tríplice para ocupar o cargo de procurador-geral da República nesta 3ª feira (22.jun.2021). Depois, os nomes serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro, que vai escolher o substituto de Augusto Aras. Em 2019, o Planalto optou por ignorar a lista.

Os subprocuradores Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino, integrantes do conselho superior do MPF (Ministério Público Federal) e candidatos à lista tríplice, são críticos à falta de protagonismo do órgão na gestão do atual procurador, especialmente neste momento em que o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil mortes pela covid-19.

Nessa 2ª feira (21.jun.2021), em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na GloboNews, eles voltaram a salientar as responsabilidades do cargo.

Dino afirmou que “a Constituição atribui ao procurador-geral não apenas o poder, mas o dever de adotar medidas de investigação diante de qualquer indicação de crime” atribuído a autoridades com foro privilegiado. Neste contexto de pandemia, segundo ele, “vidas seriam poupadas se fossem adotadas medidas sanitárias”.

Frischeisen pontuou que “na ausência desse poder de investigar [que é atribuído ao procurador-geral], outros órgãos começam a fazer investigações também, e isso é contrário ao sistema acusatório”.

Sobre as indicações de candidatos à PGR, Bonsaglia disse que “o não respeito à lista tríplice é o calcanhar de Aquiles da independência do MP”. O presidente, porém, sinaliza que não indicará nenhum dos nomes listados.

Ao nomear Aras em 2019, Bolsonaro ignorou a lista tríplice, quebrando praxe iniciada em 2003. Apesar de enfrentar resistência na PGR, Aras tem apoio do Planalto para ser reconduzido para um novo mandato.

Brasil Justiça ANPR Associação Nacional Dos Procuradores Da República Jair Bolsonaro Luiza Frischeisen Mario Bonsaglia Nicolao Dino PGR

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!