Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

A Prevent Senior e a subnotificação seletiva. Por Fernando Brito


Kit Covid da Prevent – Foto: Reprodução

A Prevent Senior e a subnotificação seletiva

Por Fernando Brito

A reportagem de Ana Clara Costa, na revista Piauí, e o atestado de óbito mostrado pelos senadores Otto Alencar e Randolfe Rodrigues, revelando que as mortes do médico cloroquinista Antonio Wong e Regina Hang, mãe do dono das lojas Havan, embora diagnosticados com Covid, tiveram esta informação omitida no registros mortuários, mostra uma inacreditável manipulação para esconder a doença em pacientes “selecionados”, que poderiam ser um forte questionamento ao charlatanismo do “tratamento precoce”.

Exceto a monstruosidade de Luciano Hang, de gravar um vídeo mentiroso, dizendo que sua mãe não teve a oportunidade de “tratamento precoce” – o que não acrescenta nada já não sabido sobre seu caráter – o fato mostra que é possível que os 591 mil mortos pela pandemia podem ser, na verdade, muitos mais. É evidente que, a pedido ou por medo de consequências, se mortes foram atribuídas às complicações surgidas pela Covid como se fossem a causa primária do óbito, o número de pessoas que sucumbiram à pandemia pode ser muito maior.

Leia também

1; Bolsonaro quer usar R$ 450 milhões com publicidade política

2; Justiça decide que Eduardo Bolsonaro terá que pagar indenização por ataques a jornalista

3; Senado muda data de posse do presidente; entenda

A declaração de óbito é documento que uma gestão anterior do Conselho Federal de Medicina, em texto de 2009, de seu então presidente Edson de Oliveira Andrade, a define como ”um instrumento imprescindível para a construção de qualquer tipo de planejamento de saúde. E uma política de saúde adequada pode significar a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas. O seu correto preenchimento pelos médicos é, portanto, um imperativo ético”.

Portanto, omitir a doença que originou a doença que causou os desdobramentos mortais, ainda mais se tratando de doença infectocontagiosa é ato antiético, que merece investigação dos Conselhos Regionais de Medicina e, para além disso, a responsabilização de quem os assina -e de quem orienta a fazê-los assim – é crime de falsa declaração (art 299 do Código Penal: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”).

Merece que nome gente que não respeita a verdade nem mesmo na hora da morte de um paciente, ou da morte da mãe?

(Texto originalmente publicado em TIJOLAÇO)

Diário do Centro do Mundo

Destaques Saúde Coronavirus Dcm Fernando Brito Hospital Kit Covid Pandemia Precoce Prevent Rede Seletiva Senior Subnotificação Tijolaço Tratamento

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!