Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Equipamentos Novos

Novos equipamentos chegam no Hospital Psiquiátrico de Campo Largo

Recursos para compra foram de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci


Reprodução Facebook

O Hospital Psiquiátrico Especializado no Tratamento de Dependentes Químicos, em Campo Largo, recebeu novos investimentos destinados para a compra de equipamentos e melhorias na infraestrutura que é mantida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos possibilitaram a aquisição de mobiliário, lavadoras, ar condicionado, cadeiras e aparelhos de mídia como computadores. "Este hospital é referência no atendimento a dependentes químicos. São quase 35 anos de história e de um trabalho excelente. Por outro lado, precisa de investimentos para que possa continuar atendendo quem precisa de uma forma efetiva. É por isso que eu reafirmo o meu compromisso de atender às necessidades da instituição", disse o deputado federal Luciano Ducci (PSB), que destinou os recursos através de emenda parlamentar.


Criada há 34 anos, a entidade, que tem capacidade para atender até 48 pessoas, já recebeu 9 mil pacientes que participaram de terapias ocupacionais, arte-terapia e grupos terapêuticos. Os internamentos são de curta duração, entre 45 e 60 dias, exclusivos para homens, com mais de 18 anos, dependentes álcool e outras drogas. Para o diretor-administrativo do hospital, Luciano Fontoura de Lacerda, investimentos do poder público e políticas públicas voltadas para dependência química e transtornos psiquiátricos são fundamentais para mudar a realidade das instituições que prestam este tipo de atendimento. "Iniciativas de entidades beneficentes e filantrópicas como a nossa são importantes, mas elas estão defasadas. Precisamos de apoio e a parceria com o deputado é fundamental. Nós temos demandas futuras e queremos aprimorar a estrutura para atender à população de Campo Largo e de toda a Região Metropolitana, principalmente nas ações de prevenção", explicou ele.


ENCAMINHAMENTO – Os encaminhamentos dos pacientes para o hospital são feitos mediante acompanhamentos do Centro de Atenção Psicossocial de cada cidade. Na primeira fase de desintoxicação, a intervenção tem como foco o controle dos sintomas causados pela falta da substância utilizada. Em seguida, inicia-se o programa de reabilitação, em que o paciente se compromete a participar de atividades programadas. Após o período de internamento, os reabilitados recebem alta e seguem com o tratamento pelo CAPS local.


PREVENÇÃO – Além dos internamentos, o Hospital Psiquiátrico Especializado no Tratamento de Dependentes Químicos de Campo Largo desenvolve projetos preventivos em parceria com o Poder Judiciário do município. Um deles é voltado para agressores e vítimas que se enquadram na Lei Maria da Penha. A mesma linha de trabalho é usada para alertar motoristas sobre o risco de acidentes no trânsito e as consequências da junção de álcool, drogas e direção. Juntos, os dois programas já atenderam cerca de 1500 pessoas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!