Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Canal Tech

Análise mostra detalhes de ransomware sequestrador de dados de hospitais


Detalhes e características sobre o ransomware Ryuk foram divulgados pela ESET, empresa de detecção proativa de ameaças. O Ryuk é um dos vírus responsável por sequestros virtuais que mais fez vítimas durante a pandemia, incluindo várias organizações governamentais e grandes empresas.

Os sequestros digitais causados pelo Ryuk geralmente contam com altas taxas de resgate, variando entre 15 e 50 Bitcoins (na cotação atual, os valores ficam aproximadamente entre R$ 367 mil e R$ 12 milhões, respectivamente). Como os alvos dos criminosos que usam esse ransomware geralmente são hospitais, entidades governamentais, empresas de tecnologia e instituições de ensino, ou seja, companhias que contam com dados críticos que precisam sempre estar acessíveis, a incidência de resgates pagos, mesmo em valores exuberantes, acaba sendo grande.

Segundo a pesquisa realizada pela ESET, junto de outros estudos realizados e publicados sobre o ransomware, foi concluído que o Ryuk consegue ser tão efetivo por contar com mais de uma forma de infectar máquinas, além do fato que os operadores do vírus, após obter acesso aos sistemas que pretendem raptar, usam diferentes ferramentas para realizar tarefas de reconhecimento antes de criptografar os dados.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Exemplo de mensagem recebida por empresas que foram vítimas do Ryuk. (Imagem: Divulgação/ESET)

Algumas das formas que o Ryuk pode infectar máquinas são as seguintes:

Prevenção

Dado o perigo que ataques ransomware representam para empresas, a ESET divulgou algumas dicas para minimizar o risco de um ataque desse tipo:

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Canal Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!