Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Novo Antirretroviral da Gilead Sciences Apresenta Eficácia de 100% na Prevenção do HIV-1

Estudo Revela Potencial Revolucionário do Lenacapavir na Luta Contra o HIV


Luciana Pombo

Nesta quarta-feira (24), foi publicado um estudo científico que destaca o antirretroviral lenacapavir da Gilead Sciences como uma ferramenta promissora na prevenção do HIV-1. Os dados, divulgados na revista científica "New England Journal of Medicine (NEJM)" e apresentados na 25ª Conferência Internacional sobre Aids em Munique, Alemanha, indicam uma eficácia geral de 100% na prevenção da infecção pelo HIV-1, responsável por quase todas as infecções de HIV no mundo.

O estudo de Fase 3 acompanhou mais de 2 mil mulheres cisgênero na Uganda e na África do Sul. O medicamento injetável, aplicado apenas duas vezes por ano, demonstrou ser tão eficaz que o estudo foi interrompido precocemente, pois os resultados superaram os critérios de interrupção pré-definidos. Nenhuma das 2.134 mulheres que recebeu o lenacapavir contraiu o HIV, enquanto em grupos comparativos usando outros medicamentos preventivos, houve infecções.

**Potencial de Impacto Global**

O Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) afirmou que o lenacapavir oferece esperança para acelerar os esforços para acabar com a Aids como ameaça à saúde pública até 2030. No entanto, o medicamento, que custa cerca de US$ 40 mil por pessoa por ano, precisa ser acessível a todos que necessitam. A Gilead, que já garantiu a aprovação do lenacapavir nos Estados Unidos, Europa e Canadá, ainda não registrou o medicamento na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) .

**Desafios e Esperanças**

Enquanto o lenacapavir apresenta resultados promissores, o acesso equitativo ao medicamento é essencial. Ativistas e organizações como Médicos Sem Fronteiras (MSF) têm pressionado por uma ação global para quebrar o monopólio da Gilead, argumentando que o custo do lenacapavir genérico pode ser significativamente menor. A produção em larga escala poderia reduzir o preço para até US$ 40 por ano, tornando-o mais acessível e potencialmente revolucionando a prevenção do HIV .

**Conclusão do Estudo**

Além dos resultados apresentados para mulheres cisgênero, outros estudos estão em andamento em países como Argentina, Brasil, México, Peru, África do Sul e Tailândia, visando verificar a eficácia do medicamento em homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e usuários de drogas injetáveis. Os resultados preliminares desses estudos devem ser divulgados ainda este ano ou no início de 2025.

O lenacapavir, chamado comercialmente de Sunlenca, surge como uma alternativa promissora em comparação aos medicamentos preventivos orais atualmente disponíveis no mercado, oferecendo uma nova esperança na luta contra o HIV.


lenacapavir Gilead Sciences HIV-1 prevenção antirretroviral estudo clínico Unaids New England Journal of Medicine Aids Sunlenca

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!