Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bombeiros

Bombeiros do Paraná Enviados ao Pantanal para Combater Incêndios Florestais

Missão envolve 12 bombeiros e equipamentos especializados para enfrentar focos de incêndio


Divulgação


Na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, o Paraná enviou 12 bombeiros militares para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Pantanal, especificamente em Corumbá, Mato Grosso do Sul. A operação inclui quatro integrantes de cada Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), com sedes em Curitiba, Londrina e Cascavel, todos parte da Força-Tarefa de Resposta a Desastres. Esta mesma equipe já atuou no Rio Grande do Sul durante as fortes chuvas que atingiram o estado.

Além do recurso humano, foram enviadas quatro viaturas equipadas para combate a incêndios florestais e equipamentos adicionais, como motobombas, mangueiras e abafadores. A missão inicial da equipe terá duração de 14 dias, sendo quatro dias para deslocamento e 10 dias de combate direto aos incêndios. Após este período, um novo contingente será enviado, com a previsão de três equipes atuando de forma rotativa, totalizando 30 dias de operação. O contingente paranaense poderá ser ampliado conforme a necessidade.

Segundo o capitão Alexandre Mançano Cavalca, chefe da equipe, o auxílio ao estado vizinho não afetará os atendimentos no Paraná. "A nossa Corporação é preparada para isso, através da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, em que temos equipamentos extras que ficam reservados para isso e, dessa forma, podemos auxiliar nos desastres pelo Brasil e até pelo mundo, sem prejudicar o atendimento operacional aqui no Estado", explicou Cavalca.

A equipe enviada inclui especialistas em combate a incêndios florestais, pilotos de drone, pilotos de embarcação e socorristas, todos com capacitação específica para esse tipo de operação. "Estamos levando todo o equipamento de combate a incêndio, com bombas, mangueiras, esguichos, material de comunicação e logístico necessários para a operação. A ideia é que a gente não precise utilizar o material dos bombeiros militares do Mato Grosso do Sul", complementou Cavalca.

Destino: Corumbá, MS

A equipe paranaense terá como destino Corumbá, que atualmente possui os maiores focos de incêndio na área do Pantanal. De acordo com um boletim do governo federal, de janeiro até 21 de julho, a cidade registrou 457.975 hectares de área queimada. Para se ter uma ideia da magnitude, isso equivale a 10 vezes a área de Curitiba.

O envio de bombeiros foi uma resposta ao pedido do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). Outras forças estaduais e nacionais também estão mobilizadas para combater os incêndios no Pantanal.

O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, destacou a prontidão da equipe. "Essa Força-Tarefa teve como objetivo principal atuar em desastres dentro do Paraná, mas pela facilidade demonstrada nesse pronto emprego, agora novamente somos um dos primeiros Corpos de Bombeiros em deslocamento ao Mato Grosso do Sul", ressaltou.

Histórico de Atuação

O Corpo de Bombeiros do Paraná tem experiência em combate a grandes incêndios. Em 1969, o estado enfrentou um grande flagelo na área de incêndios florestais, o que levou ao desenvolvimento de capacidades especializadas. Em outubro de 2023, uma capacitação envolveu 120 bombeiros em simulações de cenários de enchentes, alagamentos, incêndios florestais e resgate em estruturas colapsadas.

Durante o cumprimento dos mandatos de combate, o 1º Sargento Emerson José da Silva, que está na primeira equipe a ser enviada, relatou a importância da capacitação contínua. "É a segunda vez que estou indo para o Pantanal. Foi uma experiência enriquecedora para mim e com isso consegui trazer de lá a oportunidade de ensinar e orientar os companheiros que estavam aqui também", disse Silva.


Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jornalista Luciana Pombo (@luciana_pombo)

bombeiros Paraná incêndios florestais Pantanal Corumbá Força-Tarefa de Resposta a Desastres combate a incêndios LIGABOM

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!