Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Aumento de Restrição na CNH por Problemas de Visão Cresce Quase 80% em Dez Anos

ados revelam crescimento significativo de motoristas com restrições visuais no Brasi


O número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por problemas de visão aumentou quase 80% ao longo dos últimos dez anos, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (15) pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em 2014, 14,4 milhões de motoristas só podiam conduzir veículos com o uso obrigatório de óculos ou lentes de grau. Em 2024, esse total já alcança 25,4 milhões – um aumento de 77%.

As restrições visuais respondem por 91% de todas as anotações aplicadas a um total de 27,9 milhões de CNHs emitidas no Brasil, segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O CBO destaca a importância da saúde ocular e a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares.

Diversos fatores contribuem para a crescente demanda por cuidados oculares entre motoristas brasileiros, incluindo o envelhecimento da população, a exposição prolongada às telas de celulares e computadores e o aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

### Distribuição e Crescimento das Restrições

O levantamento indica que o Rio Grande do Norte, a Paraíba e o Rio de Janeiro têm a maior proporção de CNHs com restrições visuais em relação ao total de condutores, enquanto o Acre apresenta o menor percentual. No entanto, quando comparados os dados de 2014 com os de 2024, Goiás, Tocantins e Roraima lideram o aumento percentual de condutores com restrições.

Os principais tipos de anotações relacionadas à visão nas CNHs incluem a obrigatoriedade do uso de lentes corretivas, com cerca de 25 milhões de motoristas; restrições associadas à visão monocular, com 351 mil casos; e condutores impedidos de dirigir após o pôr do sol, com 152,1 mil casos.

### Processo de Inclusão de Restrições

O pedido de inclusão de anotações na CNH é feito pelo médico do tráfego ao final da avaliação prévia exigida para a concessão ou renovação da habilitação. O profissional analisa diversas aptidões visuais para garantir que o candidato possa conduzir um veículo com segurança.

"Ao identificar a existência ou sintoma de deficiência de visão, o médico do tráfego orienta a busca por uma avaliação especializada, que será feita por um oftalmologista, para que seja feito o diagnóstico exato do problema e a respectiva prescrição do tratamento", destacou o conselho.

CNH restrições visuais problemas de visão saúde ocular motoristas Conselho Brasileiro de Oftalmologia Senatran segurança no trânsito

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!