Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Violência sexual

Meninas com até 14 anos são as mais afetadas pela violência sexual, aponta Atlas

Meninas com atĂ© 14 anos são as mais afetadas pela violĂȘncia sexual, de acordo com o Atlas da ViolĂȘncia 2024, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fórum Brasileiro de Segurança PĂșblica.


Meninas com atĂ© 14 anos são as mais afetadas pela violĂȘncia sexual, de acordo com o Atlas da ViolĂȘncia 2024, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fórum Brasileiro de Segurança PĂșblica. O relatório aponta que a violĂȘncia sexual contra crianças do sexo feminino na faixa etĂĄria de 0 a 9 anos foi de 30,4% em 2022, enquanto na faixa de 10 a 14 anos chegou a 49,6%. A partir dos 15 anos, o Ă­ndice diminui progressivamente. O debate sobre violĂȘncia sexual contra meninas ganhou destaque devido ao Projeto de Lei Antiaborto por Estupro, que prevĂȘ punição para vĂ­timas de estupro que fizerem aborto após 22 semanas de gravidez. Especialistas apontam que meninas atĂ© 14 anos seriam uma das mais afetadas caso o PL seja aprovado. Atualmente, o aborto Ă© permitido em casos de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia fetal. Os dados do Atlas da ViolĂȘncia são baseados nos registros do Sinan, sistema do MinistĂ©rio da SaĂșde que notifica casos de violĂȘncia. O levantamento destaca um aumento significativo nos casos de violĂȘncia sexual em 2021 e 2022, especialmente na faixa etĂĄria de 5 a 14 anos, em relação a 2020, no perĂ­odo pós-pandemia. O crescimento das notificações pode indicar uma maior conscientização e denĂșncia dos casos.



Publicado por Luisa Cardoso


Jovem Pan

Brasil Atlas Da Violência Estupro Fórum Brasileiro De Segurança Públic Ipea Meninas Ministério Da Saúde PL Do Aborto Violência Sexual

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!