Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Antonina

Justiça Federal realiza mais uma ação em aldeia indígena do Litoral

Próximas atividades acontecem em Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba Fotos: JFPR A Justiça Federal do Paraná realizou, no dia 5 de junho, mais uma ação do "Projeto Aproxima JFPR, Justiça Itinerante – Reduzindo distâncias, viabilizando direitos" para garantir o acesso à Justiça às comunidades distantes dos centros urbanos e mais vulneráveis do Paraná.


Próximas atividades acontecem em Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba

Fotos: JFPR

A Justiça Federal do Paraná realizou, no dia 5 de junho, mais uma ação do "Projeto Aproxima JFPR, Justiça Itinerante – Reduzindo distâncias, viabilizando direitos" para garantir o acesso à Justiça às comunidades distantes dos centros urbanos e mais vulneráveis do Paraná.

Desta vez, o atendimento foi realizado na comunidade Kuaray Haxa, localizada no município de Antonina. Esta foi a quinta ação realizada. O projeto já ajudou as comunidades de Araçaí, em Piraquara, Guaviraty e a Karaguatá Poty, em Pontal do Paraná, Takuaty, em Paranaguá, e Kuaray Guata-Porã, em Guaraqueçaba.

O juiz federal Guilherme Roman Borges, um dos coordenadores do "Aproxima JFPR", destaca que levar os serviços prestados pelo Poder Judiciário aos lugares menos acessíveis e a pessoas carentes, evidencia o "princípio da cooperação das instâncias administrativa e judicial na concretização e na universalização do direito de acesso à justiça".

A Justiça Federal conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Procuradoria-Federal no Estado do Paraná, servidores do INSS, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Receita Federal, Ministério Público do Paraná, Secretaria da Saúde e do Desenvolvimento Social e Família do Paraná.

As próximas atividades acontecem ainda em junho e julho: em Morretes no dia 19/06, em Paranaguá no dia 12/07 e em Guaraqueçaba dias 26 e 27/07, fechando a primeira fase do projeto que focou os trabalhos em comunidades guaranis e quilombolas do litoral do Paraná.

O juiz Guilherme Borges fala que a ideia agora é, a partir da segunda fase, levar o Aproxima JFPR para comunidades caiçaras, pescadores artesanais, camponesas e da floresta, também no Litoral.

O cronograma das visitas referentes à segunda fase está em elaboração, mas a previsão é que iniciem em agosto.

"Queremos levar nosso atendimento em novas ações, prestando informações e retorno sobre processos ajuizados, demandas em andamento, sempre realizando uma escuta ativa para compreender os problemas locais e ajudar no que for preciso. O cronograma das visitas referentes à segunda fase está em elaboração, mas a previsão é que iniciem em agosto", finaliza.

Correio do Litoral

Manchete Antonina Araçaí Funai Guaraqueçaba Guaviraty Guilherme Roman Borges JFPR Justiça Federal Do Paraná Justiça Itinerante ?? Reduzindo Distâncias Karaguatá Poty Kuaray Guata Porã Kuaray Haxa Morretes Paranaguá Piraquara Pontal Do Paraná Projeto Aproxima JFPR Tekoa Takuaty

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!